OAB-CE oficia PF contra invasão de dados e divulgação de pesquisa falsa

Há suspeita de que o remetente obteve acesso indevido aos cadastros de milhares de advogados e advogadas da instituição

Na tarde desta segunda-feira, 23, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu denúncias de advogados que receberam mensagens de texto através do número “28118” com uma pesquisa falsa de intenção de votos. A disputa, contudo, está prevista para novembro e se caracteriza como fake news. 

Em nota, assinada pelo atual presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a instituição afirma que oficiou a Polícia Federal para abertura imediata de inquérito policial. A instituição suspeita que a conduta do remetente deve ser enquadrada por responsabilização civil e criminal, segundo do Código Penal, após ele ter obtido acesso indevido aos cadastros de milhares de advogados e advogadas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em documento enviado ao superintendente da Polícia Federal no Ceará, Caio Rodrigo Pellim, a OAB-CE destacou ter "compromisso no combate às fake news, buscando conscientizar a todos para o perigo de replicar falsas informações e da importância de serem verificadas a origem das fontes antes de compartilhamento das notícias".  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

OAB-CE pesquisa falsa fake news PF denúncia Erinaldo Dantas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar