Bolsonaro protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes do STF
O documento foi protocolado por um auxiliar do mandatário no final da tarde
O presidente Jair Bolsonaro protocolou nesta sexta-feira, 20, o pedido de impeachment ao Senado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento foi protocolado por um auxiliar do mandatário no final da tarde.
O chefe do Executivo está em São Paulo, em visita a familiares. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, viajou para Minas Gerais, sua terra natal para passar o final de semana.
Após ordem de Moraes, o cantor Sérgio Reis e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta sexta. Reis e outros oito investigados pela Polícia Federal foram proibidos de se aproximaram da Praça dos Três Poderes, dos ministros do Supremo e de senadores, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apura incitação a atos violentos e ameaças contra a democracia.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineNo último dia 14 de agosto, Bolsonaro engrossou os ataques ao Judiciário após da prisão do seu aliado político Roberto Jefferson (PTB), por ordem de Moraes. Por meio das redes sociais, o presidente adientou que deveria apresentar ao Senado, nesta semana, um pedido de abertura de processos contra os magistrados.
Na publicação, o presidente retomou suas ameaças contra a democracia. "Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos", escreveu. "De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais", continuou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente