TRE-CE inocenta Glêdson Bezerra por abuso de poder econômico na eleição de 2020

Juízes votaram sobre decisão proferida em abril pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, Giacumuzaccara Leite Campos

Na sessão judiciária dessa sexta-feira, 5, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) absolveu o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e seu vice, Giovanni Sampaio (Podemos),  em processo por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020. A decisão em julgamento de primeira instância determinava a cassação dos diplomas dos gestores. 

Em abril deste ano, Glêdson e o vice tiveram os diplomas cassados pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, Giacumuzaccara Leite Campos. No mês de junho, o Tribunal recomendou a manutenção da decisão. Nela, o juiz constatou o uso irregular de um helicóptero – que pertenceria ao empresário Gilmar Bender (PDT), aliado dos então candidatos – durante uma carreata da campanha de Glêdson realizada às vésperas das eleições. No evento, a aeronave teria inclusive despejado uma “chuva” de papel picado, que foi transmitida nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta quinta, por 5 votos a 2, os juízes do TRE refutaram a recomendação. Durante o julgamento, no sentido de indeferir a denúncia de abuso de poder econômico, os juízes Raimundo Nonato Santos, Eduardo Scorsafava, David Sombra e o presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez, acompanharam o voto da relatora. Na contramão, os magistrados George Lima e Roberto Viana votaram para manter a cassação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TRE Juazeiro do Norte Glêdson Bezerra 28ª Zona Eleitoral do Ceará Justiça Eleitoral juízes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar