CPI da Covid ouve Airton Cascavel número dois informal de Pazuello na Saúde

Apuração preliminar dos senadores aponta que Cascavel atuou no Ministério da Saúde (MS) por alguns meses sem possuir vínculo formal com a pasta

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado ouve, nesta quinta-feira, 5, o depoimento do empresário Airton Soligo, o Airton Cascavel, nome apontado como número dois informal do ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello quando este administrava a pasta.

Apuração preliminar dos senadores aponta que Cascavel atuou no Ministério da Saúde (MS) por alguns meses, durante a administração Pazuello, sem possuir vínculo formal com a pasta. Quando foi revelado pela imprensa que ele havia participado de reuniões e agendas oficiais, o empresário foi nomeado assessor especial por Pazuello.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A comissão indica suspeita de que o empresário atuava como gestor público sem ter vínculo formal, o que configura crime previsto no Código Penal. Os membros da comissão devem cobrar explicações a respeito da participação do empresário nas agendas da pasta e no diálogo com governos locais, como a liberação de recursos federais para estados e municípios.

O requerimento de convocação foi apresentado pelo vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, disse que Cascavel recebia parlamentares no ministério e "decidia em nome de Pazuello”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI da covid coronavirus senado brasil brasilia investigações empresario airton cascavel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar