CPI: Coronel mostra áudios de negociação de vacina; senadores veem atividade ilegal

As conversas se deram no mês de fevereiro, entre 9 e 22, mesmo sem a aprovação de uma legislação que permitia a venda de vacinas pela a iniciativa privada

O tenente-coronel Marcelo Blanco apresentou, durante sua oitiva na CPI da Covid, nesta quarta-feira, 4, uma série de mensagens trocadas com o policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se apresentou à CPI como um vendedor de vacinas por intermédio da Davati. O conteúdo foi apresentado enquanto Blanco tentava explicar a sua participação na negociação de compra de vacinas da AstraZeneca. 

Os áudios e mensagens mostram Blanco, já fora departamento de Logística do Ministério da Saúde, tratando de negociação de venda de vacinas para a iniciativa privada. As conversas se deram no mês de fevereiro, entre os dias 9 e 22.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Porém, a compra de vacinas pela iniciativa privada apenas foi sancionada no dia 11 de março. As datas fizeram com que os membros da CPI constatassem que a compra tratava-se de uma atividade ilegal, uma vez que a legislação que autorizava sua efetivação no momento.

“A primeira menção a se ter uma lei é do dia 18 de fevereiro. A primeira reunião ocorre no dia 21 de fevereiro, eu participei, sob a resistência do governo [ao projeto de lei]”, disse o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues.

Segundo o parlamentar, a legislação sancionada permite a compra por iniciativa privada apenas após a vacinação de todos os grupos prioritários pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O projeto de lei que previa a compra imediata por iniciativa privada só viria a ser apresentado e aprovado pela Câmara em março. A proposta acabou engavetada no Senado.

Em defesa, o coronel aformou que estava apenas se adiantando e "construir um modelo de negócio” antes da aprovação da lei. “A gente vem acompanhando [o debate] no que é público. E eu falei para ele [Dominghetti] ‘precisamos desenhar uma estratégia almejando esse mercado’. Eu gostaria de ter algo já desenhado”, disse Blanco.

CPI da Covid ao vivo: Coronel que esteve em jantar onde houve suposto pedido de propina depõe nesta quarta-fera, 4:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI da Covid Marcelo Blanco Dominghetti vacinas iniciativa privada Ministério da Saúde Randolfe

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar