TSE já desmentiu acusações de fraude feitas por Bolsonaro em live

Várias das checagens foram feitas em 2018, muito antes de o presidente passar a questionar o sistema eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou para jornalistas na noite desta quinta-feira, 29, diversas checagens feitas pela Corte que rebatem discurso de Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira, 29, sobre supostas fraudes no sistema eleitoral brasileiro. Diversos pontos usados pelo presidente, como pouca adesão internacional ao voto eletrônico, já foram desmentidos pelo TSE.

Em um dos momentos do discurso, feito em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro diz que só três países no mundo usam a urna eletrônica – "o Butão, Bangladesh e o Brasil”. O TSE nega: “23 países usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais e outros 18 as utilizam em pleitos regionais”, diz checagem encaminhada. "Índia, Rússia, França e EUA estão entre os países que usam, em algumas regiões, o voto inteiramente digital (sem impressão)".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra acusação citada por Bolsonaro, de que a apuração das urnas é feita de forma secreta, "em uma sala fechada", também já foi desmentida pela Corte. "A apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna eletrônica logo após o encerramento da votação (...) Uma das vias impressas é afixada no local de votação, visível a todos, de modo que o resultado da urna se torna público e definitivo", diz.

Em outro momento, Bolsonaro divulgou vídeos de eleitores que teriam tentado votar em seu número na eleição de 2018, mas teriam sido impedidos pela urna eletrônica. “Nos dois vídeos divulgados, é possível verificar, nitidamente, que houve engano por parte dos eleitores quanto à ordem de votação”, diz outra checagem.

“Fica claro que os eleitores tentam votar em um candidato ao cargo de presidente, quando a tela da urna solicita a votação para o cargo de governador. Dessa forma, ao ser digitado o pretendido número do candidato à presidência, a urna alertou que o voto seria nulo”, diz o TSE, em link enviado para jornalistas na noite desta quinta-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prova de fraudes Jair Bolsonaro voto impresso urna eletrônica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar