Provas sobre fraude nas urnas que Bolsonaro deve apresentar são de vídeo Naomi Yamaguchi

Naomi Yamaguchi foi candidata a deputada federal pelo PSL de São Paulo, em 2018. No registro, daquele ano, ele alega que Aécio Neves venceu a disputa contra Dilma Rousseff em 2014, mas que a vitória foi revertida por alterações no sistema do TSE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu que irá apresentar provas de fraude nas urnas eletrônicas na edição desta quinta-feira, 29, de suas lives semanais. Segundo informação da coluna de Malu Gaspar, para O Globo, a teoria do presidente é a mesma exposta em um vídeo postado em 2018 nas redes sociais por Greice Naomi Yamaguchi, irmã da médica Nise Yamaguchi, que foi ouvida pela CPI da Covid.

Naomi Yamaguchi foi candidata a deputada federal pelo PSL de São Paulo nas últimas eleições. No registro, daquele ano, ele alega que Aécio Neves (PSDB) venceu a disputa contra Dilma Rousseff (PT) em 2014, mas que a vitória foi revertida por alterações no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O próprio tucano já foi a público desmentir a afirmação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo membros de um grupo de pessoas que trocam informações sobre as supostas fraudes e falhas nas urnas eletrônicas, Bolsonaro tem sido subsidiado pelo mesmo homem que aparece no vídeo afirmando que a vitória de Dilma Rousseff em 2014 foi resultado de fraude. Como adiantou o blog de Lauro Jardim, o próprio técnico, porém, não deve mostrar o rosto na live, assim como não aparece no vídeo de Naomi.

Segundo informações da coluna do O Globo, que fez contato com o engenheiro de dados Amilcar Brunazo - um dos mais antigos defensores dessa tese e coordenador do movimento Comitê Interdisciplinar Independente - o tal técnico se recusa a aparecer por medo de ser preso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a transmissão.

À coluna, o engenheiro de dados afirmou que o técnico, impressionado com o caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após ataques a ministros do STF, assumiu uma postura mais temerosa.

Brunazo diz ainda que o técnico o procurou pela sua experiência em audiências no Congresso e lives sobre o voto impresso. O engenheiro, então, conta que alertou sobre a exposição pública e a ausência de indícios suficientemente convincentes. Como efeito, o homem decidiu escalar uma outra pessoa para fazer uma apresentação com seus dados junto com o presidente.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FRAUDE URNA ELETRÔNICA PROVAS LIVE JAIR BOLSONARO IRMÃ DE NISE YAMAGUCHI

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar