Luiza Erundina, que liberou a prática de skate em SP, comemora medalha olímpica

Hoje esporte olímpico, o skate chegou a ser proibido na cidade de São Paulo pelo então prefeito Jânio Quadros. Sua sucessora, Luiza Erundina, revogou a medida

A deputada federal Luiza Erundina (Psol) parabenizou o atleta Kelvin Hoefler pela primeira medalha conquista pelo Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no skate. Ela também lembrou que o esporte chegou a ser proibido na cidade de São Paulo e que foi liberado quando ela era prefeita da cidade. "E a nossa primeira medalha na Olimpíada de Tokyo veio justamente do Skate, com o atleta Kelvin Hoefler. Hoje, um esporte olímpico, no passado, discriminado e proibido em São Paulo, que Erundina liberou! Parabéns Kelvinho!", disse em suas redes sociais. "Obrigado por acreditar no skate!", respondeu Kelvin. 

A prática de skate havia sido proibida por Jânio Quadros (PTB) durante seu 2º mandato à frente da capital paulista (1986-89). Logo após um protesto de skatistas no Parque Ibirapuera – local onde ficava a sede da prefeitura e alvo da proibição ao esporte –, Jânio emitiu ordem de detenção de skatistas flagrados em toda a cidade. Jânio ficava irritado com skatistas andando próximos à janela de seu gabinete.

“O próprio Jânio Quadros, da janela de seu gabinete, onde tinha uma rampinha, aquelas de jump, que a gente colocou na parede do Ibirapuera, disse que ia proibir o skate”, relembra Álvaro Porquê?, antigo skatista, em entrevista ao site Vice.

“Três amigos e eu estávamos andando na parede. Aí eu olhei assim, pra janelinha do gabinete, e vi ele apontando pra mim", diz. "O Jânio tinha acabado de criar a Guarda Municipal. Os guardas vieram e confiscaram a minha rampa e os skates de todo mundo. Meu pai era advogado, e voltou lá com a gente para resgatar os skates e a rampa, pois aquilo era contra a lei. O prefeito então se enfezou e decidiu tornar lei", conta Álvaro.

Luiza Erundina, sua sucessora e eleita para o cargo pelo PT, revogou a lei que fazia a restrição do skate nas ruas e nos parques pouco depois de assumir o Executivo municipal, no ano de 1989. Essa já era uma promessa de campanha da então candidato, após um grupo de jovens ter pedido a ela apoio para o movimento.

No ano passado, ao receber skatistas em seu gabinete em Brasília, a deputada federal posou com um skate, fazendo um reedição da foto icônica da época em que defendeu a liberação do esporte, agora sucesso nas Olimpíadas. 

Luiza Erundina reeditou foto icônica
Luiza Erundina reeditou foto icônica (Foto: DIVULGAÇÃO )

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíadas skate tóquio Luiza Erundina são paulo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar