PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Ciro Nogueira teve tio que já foi deputado no Ceará e presidente do Ferroviário

Etevaldo Nogueira, tio do senador, foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado federal e presidente do Ferroviário Atlético Clube (1963-1964)

Filipe Pereira
13:44 | 22/07/2021
Etevaldo Nogueira foi deputado federal pelo Ceará de 1987 a 1995 (Foto: ARQUIVO/CÂMARA DOS DEPUTADOS)
Etevaldo Nogueira foi deputado federal pelo Ceará de 1987 a 1995 (Foto: ARQUIVO/CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Cotado ao posto de ministro-chefe da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) possui relação com a política cearense. Além do partido ser aliado do governador Camilo Santana (PT), o parlamentar vem de uma família com forte presença na política local. Um dos membros é Etevaldo Nogueira, tio do senador, que foi deputado pelo estadual no Ceará entre os anos de 1979 e 1987 e deputado federal de 1987 a 1995, totalizando quatro mandatos como parlamentar.  

LEIA MAIS l Cotado para a Casa Civil, Ciro Nogueira já chamou Bolsonaro de fascista e elogiou Lula

Após ganhar destaque como empresário, Etevaldo Nogueira Lima ingressou na vida partidária filiando-se ao extinto Arena. Foi ainda do PDS e do PFL (atual DEM). Além de ocupar cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará, ele foi duas vezes deputado federal, um dos constituintes de 1988 e chegou a integrar o Conselho da República criado na administração de Fernando Henrique Cardoso. 

O político nasceu em 8 julho de 1932, no Piauí, e chegou ao Ceará em 1946. Em 1961, graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1971, recebeu da Assembleia Legislativa o título de cidadão cearense. Foi três vezes juiz do Tribunal Regional da 7ª Região em Fortaleza e presidente do Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Foi também no futebol que o familiar de Ciro criou raízes no Ceará. Etevaldo atuou como presidente do Ferroviário Atlético Clube (1963-1964). Influente na política cearense, em 1978, o ex-parlamentar chegou a posar com outros deputados estaduais (eleitos em 15 de novembro daquele ano para a legislatura entre 1979 e 1982) usando a camisa do Ferroviário. 

Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará com a camisa do Ferroviário
Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará com a camisa do Ferroviário (Foto: Assembleia Legislativa)

Na foto, aparecem as deputadas Douvina de Castro e Maria Luiza Fontenele que, sete anos depois, elegeu-se prefeita de Fortaleza. Como empresário, atuava nas áreas de comércio e exportação, construção civil e comunicação (rádio). Entre os anos de 1975 e 1978, foi vice-presidente da Federação do Comércio Atacadista do Estado do Ceará. Neste mesmo período, também foi diretor administrativo do antigo Banco do Estado do Ceará. 

Em 2009, o tio de Ciro Nogueira esteve internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, considerado um dos melhores do País. Ele chegou a ser reanimado, resistiu algumas horas, mas faleceu durante a madrugada.