Bolsonaro apresenta soluços em aparições públicas há 10 dias

As contrações dificultam sua fala. Elas podem, segundo ele, estar associadas a remédios ingeridos devido a implantes dentários. Nos últimos sete dias, "soluço" apresentou crescimento nas pesquisas

18:34 | Jul. 13, 2021

Ontem, Bolsonaro lançou gotículas de saliva em apoiadores durante conversa (foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem apresentado quadros de soluços em aparições públicas há pelo menos 10 dias. As contrações dificultam sua fala e acontecem durante entrevistas e discursos. Elas podem, segundo ele, estar associadas a remédios ingeridos devido a implantes dentários realizados no último dia 3.

Desde o início das aparições, os termos "soluço" e "passa mal" figuraram entre as principais pesquisas, segundo o Google Trends. Nos últimos sete dias, "soluço" apresentou crescimento durante o período da madrugada. A palavra atingiu nível 100 de interesse, o mais alto da plataforma, à meia-noite de sábado, 10. No dia anterior, Bolsonaro teve uma crise de soluços durante evento na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Antes disso, na quinta-feira, 8, o presidente iniciou sua live semanal se desculpando pelos soluços. Sua fala terminou antes do habitual após ele apresentar dificuldades para falar e cansaço. O primeiro registro do incômodo aconteceu há mais de uma semana, na segunda-feira, 5, enquanto Bolsonaro conversava com apoiadores no Palácio da Alvorada.

LEIA MAIS | Bolsonaro ironiza manifestações e pede que opositores realizem uma "jegueada" para Lula

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu nessa segunda-feira, 12, que Bolsonaro tomasse um remédio para as contrações, conforme repassado por um interlocutor. Ainda ontem, a situação no Palácio se repetiu; dessa vez, o chefe do Executivo lançou gotículas de saliva nas pessoas presentes enquanto falava. Essa é uma das principais formas de contágio do coronavírus, através dos aerossóis liberados pela respiração.

Fala cansada, pensamento descoordenado, argumentos sem sentido. Ou tá bêbado ou sob efeitos de medicamentos pesados pic.twitter.com/bODrAzmaAM

— George Marques (@GeorgMarques) 12 de julho de 2021

Acompanhe o quinto episódio do Jogo Político, com participações do presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PDT) e da cantora Teresa Cristina: