Fux marca reunião com Bolsonaro para pedir trégua nos ataques contra ministros do STF
Segundo a assessoria do presidente do STF, Fux convocou Bolsonaro para audiência de cortesia para falar da relação entre os Poderes
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, tem encontro marcado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda-feira, 12, quando deve pedir que o presidente pare com os ataques direcionados a ministros da Suprema Corte, após a escalada das ofensivas nas últimas semanas.
O encontro irá acontecer no gabinete de Fux em Brasília e consta na agenda de ambos. A pauta da reunião, no entanto, não foi divulgada. A assessoria de imprensa do presidente do STF, por sua vez, afirmou que Fux convocou Bolsonaro para audiência de cortesia para falar da relação entre os Poderes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo informações, no encontro, Fux pretende defender ainda que as instituições estejam focadas na vacinação em massa da população contra a Covid-19 e em vencer os desafios da pandemia.
Nos últimos dias, o presidente da República atacou ministros do STF, em especial o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, voltou a levantar dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral e chegou a ameaçar a realização das eleições presidenciais de 2022.
O ministro Luiz Fux reagiu por meio de nota criticando a postura, mas sem citar o presidente nominalmente.
“O Supremo Tribunal Federal ressalta que a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes, como decorrência imediata da harmonia e da independência entre os Poderes”, escreveu Fux na nota divulgada pela assessoria do STF.