Omar Aziz reitera que Bolsonaro prevaricou no caso Covaxin: "É fato"

""Isso (prática do crime de prevaricação pelo presidente) não é indício. Isso é um fato. Ele não desmente", disse o senador em entrevista ao O Globo

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), reiterou nesta sexta-feira, 2, que o presidente Jair Bolsonaro "prevaricou" no caso de supostas fraudes na compra da vacina Covaxin, uma das denúncias investigadas pela comissão.

"Isso (prática do crime de prevaricação pelo presidente) não é indício. Isso é um fato. Ele não desmente. Ele não encaminhou (a denúncia) para a Polícia Federal. A Polícia Federal abriu nessa quarta-feira esse inquérito. Depois de quantos meses? É um fato", disse Aziz, em entrevista ao jornal O Globo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o Código Penal brasileiro, prevaricação é o crime que ocorre quando um funcionário público propositalmente atrasa, deixa de fazer ou faz algo indevido para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Em depoimento à CPI da Covid na semana passada, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que informou pessoalmente a Bolsonaro, ainda em março, os indícios de fraudes identificados pelo seu irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, no contrato da Covaxin. Na época, o presidente teria relacionado o caso ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) e prometido alertar a PF sobre o caso.

Investigação sobre o caso, no entanto, só foi instaurada na corporação na última semana. Durante o depoimento de Miranda, Omar Aziz chegou a afirmar que o presidente teria prevaricado no caso, repetindo diversas vezes a acusação.

Na entrevista ao O Globo, Aziz também rebateu críticas que o grupo tem recebido do presidente, que chegou a chamar integrantes da comissão de "bandidos". "Ele [Bolsonaro] precisa dar uma resposta para o eleitorado dele. E a resposta é desqualificar os membros da CPI (...) uma coisa que deixa o presidente com urticária é a gente mostrar que o governo dele é corrupto também".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Omar Aziz Jair Bolsonaro caso Covaxin CPI da Covid corrupção

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar