Ex-alunos do curso de Direito da UFC escrevem manifesto pelo impeachment de Bolsonaro

Iniciativa, que começou entre ex-estudantes do curso de direito de diversos semestres, pretende chegar ao presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira

Ex-alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) redigiram um manifesto em prol do impeachment do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O documento já conta com mais de 300 assinaturas e, segundo uma das idealizadoras do manifesto, a advogada Marcele Alencar, pretende atingir outros cursos da universidade, além do de Direito.

“A ideia surgiu durante conversas com alguns colegas da faculdade. Estávamos sentindo a mesma indignação crescente com os atos do Governo. Decidi redigir um manifesto e tentar fazer ele circular entre os nossos conhecidos e grupos de turmas”, relata.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A realidade trágica se impõe e o silêncio e a neutralidade não são mais opções para quem se forjou na instituição de tão combativos arautos da Ciência Jurídica Nacional, especialmente nosso saudoso mestre Paulo Bonavides. Os egressos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará temos obrigação moral e cívica de firmar, perante a sociedade que financiou nossa formação profissional, posição diante dos descalabros testemunhados pelos nossos concidadãos", destaca início do documento.

E acrescenta: "Não podemos mais nos manter inertes ante um governo que, no mínimo, se omitiu em sua obrigação precípua de proteger o povo brasileiro e, na pior das hipóteses, agiu coordenadamente para promover a disseminação e o descontrole da pandemia no país. Não se trata mais de viés político ou ideológico, mas de defesa da ordem institucional, dos valores democráticos e da Constituição".

Veja o manifesto na íntegra Clique aqui para baixar o PDF. 

Por enquanto, o manifesto está restrito aos ex-alunos do curso de Direito, mas Marcele e os demais envolvidos na iniciativa já pensam em abranger todos os cursos da universidade, incluindo as turmas mais recentes. “Agora, já estamos pensando em expandir para todos os cursos da UFC, mas ainda estamos pensando em como viabilizar isso de uma forma que possamos garantir que os signatários sejam apenas alunos da instituição”, diz.

A influência prática que o manifesto teria para o possível processamento do impeachment do presidente, observada pelos signatários, seria exatamente a do peso da organização civil autônoma em mais um ato para barrar o Governo vigente.

Marcele fala ainda que o fato de alguns signatários do manifesto serem figuras políticas proeminentes pode agilizar a chegada do documento às mãos do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Dentre as assinaturas, estão a do deputado estadual Renato Roseno (Psol), a do vereador Evaldo Lima (PCdoB) e a do deputado federal João Alfredo (Psol).

Para o deputado Renato Roseno, o acúmulo de crimes do presidente, já conhecidos pela sociedade, a má condução da economia e da pandemia são fatores agravantes que justificam esse tipo de iniciativa. “Acredito que esse manifesto é mais uma de tantas expressões para que a Câmara Federal assuma sua responsabilidade e inicie o processo de impeachment. Ele tem peso por sua pluralidade e porque demonstra que não são mais somente os partidos e movimentos que se perfilam pelo impeachment”, afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

manifesto ex-alunos Direito UFC impeachment Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar