PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

"País sério nenhum do mundo faz isso", já disse Bolsonaro sobre privatizar Eletrobras

"Olha só, eu sou favorável a privatizar muitas coisas no Brasil, mas a questão energética, não", afirmou o então candidato a presidente

Carlos Holanda
13:20 | 21/06/2021
Bolsonaro afirmou ser contra a privatização da Eletrobras em 2018. O vídeo foi postado pelo deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) (Foto: Reprodução/Instagram)
Bolsonaro afirmou ser contra a privatização da Eletrobras em 2018. O vídeo foi postado pelo deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse em 2018, quando candidato, ser contra a privatização da empresa de energia Eletrobras. Agora, Medida Provisória (MP) enviada pelo Governo Federal está em reta final de análise pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

"A questão de energia elétrica no Brasil. Isso, simplesmente, é estratégico, é vital. País sério nenhum do mundo faz isso. Entregar isso para outros países. Olha só, eu sou favorável a privatizar muitas coisas no Brasil, mas a questão energética, não", afirmou Bolsonaro. O vídeo foi postado pelo deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ).

A votação da MP que permite a venda da estatal de energia pode ocorrer nesta segunda-feira, 21, pois a validade da matéria acaba terça-feira, 22. A matéria já havia passado pela Câmara, mas teve de retornar porque sofreu alterações no Senado, que aprovou a matéria com placar apertado: 42 a 37. Há um acordo para que os deputados apreciem o texto da forma que chegou.

Analistas falam que a privatização deve encarecer o custo da luz. A oposição na Câmara promete usar todos os instrumentos regimentais para obstruir a votação, isto é, empurrar a discussão até que se tenha mais tempo hábil para a votação.

Confira a fala de Bolsonaro sobre a privatização da Eletrobras, em 2018: