CPI do fura-fila: vereadores pedem afastamento da secretária de saúde de Juazeiro do Norte

No relatório foram expostos casos de recepcionistas, vigias noturnos, porteiros e auxiliares administrativos que teriam sido imunizados antes de grupos prioritários

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte apresentou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do fura-fila, que investigou possíveis irregularidades na vacinação contra o coronavírus no município do Cariri. O documento, que solicitou afastamento da secretária de saúde da cidade, Francimones Albuquerque, foi aprovado pela maioria dos parlamentares na última terça-feira, 15.

Presidida pelo vereador Adauto Araújo e tendo como relator e secretário os vereadores, Raimundo Júnior (MDB) e Janu (Republicanos), respectivamente, a CPI apurou denúncias sobre o descumprimento de regras para a vacinação, com pessoas que não eram de grupos prioritários sendo imunizadas de forma irregular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“No relatório foram expostos vários casos de recepcionistas, vigias noturnos, porteiros e auxiliares administrativos que teriam sido imunizados antes das prioridades”, destaca o perfil da Câmara em seu perfil no Facebook. A CPI também investigou suspeitas de que o vice-prefeito, Giovanni Sampaio (PSD), foi vacinado antes de profissionais da linha de frente, por ser médico.

A comissão concluiu haver a existência de irregularidades cometidas por agentes públicos encarregados da vacinação, atestando que ocorreram interferência política, passividade dos gestores e incapacidade na gestão da secretária Francimones. O relatório, aprovado por 11 votos a 6, foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Federal (PF) e ao prefeito da cidade, Glêdson Bezerra (Podemos), pedindo o afastamento da secretária.

O POVO entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, solicitando posicionamento sobre o pedido de afastamento da secretária de saúde, Francimones Albuquerque.

Em um vídeo, a titular da pasta informou que ainda "não recebeu" o relatório da CPI na secretaria e reforçou que "já enviou todas as informações, desde o inicio o processo, tanto para a Câmara quanto para os órgãos responsáveis", enquanto segue trabalhando e aguardando o parecer dos órgãos competentes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

brasil juazeiro do norte cpi vacinação pandemia imunizantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar