Vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2° turno cai 7 pontos, segundo pesquisa

Em contrapartida, candidatos da chamada "3ª via" registraram melhora de desempenho em eventual segundo turno contra Bolsonaro

Pesquisa PoderData realizada esta semana mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em eventual 2º turno de eleição presidencial caso o pleito ocorresse agora. No entanto, o levantamento aponta uma tendência de queda na vantagem do petista se comparado a pesquisas anteriores do mesmo instituto.

Atualmente, Lula aparece com 48% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro (11 pontos percentuais de diferença). Em abril, a vantagem era ainda maior, (18 pontos percentuais) quando o petista registrava 52% e Bolsonaro tinha 34%. Ou seja, o levantamento mais recente mostra que nos últimos dois meses houve uma redução de sete pontos percentuais na distância entre os presidenciáveis.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em contrapartida, candidatos da chamada “3ª via” registraram melhora de desempenho em eventual segundo turno contra Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparecia tecnicamente empatado com Bolsonaro em maio, subiu seis pontos e registra 44% das intenções de voto contra, 36% do atual líder do Planalto. Já o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), cresceu sete pontos em relação à pesquisa de maio e empatou com Bolsonaro, ambos com 39%.

A pesquisa mais recente do PoderData ocorreu entre os dias 7 e 9 de junho de 2021 e foi realizada pela divisão de estudos estatísticos do portal Poder360. Ao todo, foram 2,5 mil entrevistas realizadas em 522 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula e bolsonaro eleições 2022 ciro gomes joao doria lula bolsonaro brasil eleições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar