PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2° turno cai 7 pontos, segundo pesquisa

Em contrapartida, candidatos da chamada "3ª via" registraram melhora de desempenho em eventual segundo turno contra Bolsonaro

13:10 | 10/06/2021
Ex-Presidente Luiz Incio Lula e Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/PODER 360) (Foto: Foto: Sérgio Lima)
Ex-Presidente Luiz Incio Lula e Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/PODER 360) (Foto: Foto: Sérgio Lima)

Pesquisa PoderData realizada esta semana mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em eventual 2º turno de eleição presidencial caso o pleito ocorresse agora. No entanto, o levantamento aponta uma tendência de queda na vantagem do petista se comparado a pesquisas anteriores do mesmo instituto.

Atualmente, Lula aparece com 48% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro (11 pontos percentuais de diferença). Em abril, a vantagem era ainda maior, (18 pontos percentuais) quando o petista registrava 52% e Bolsonaro tinha 34%. Ou seja, o levantamento mais recente mostra que nos últimos dois meses houve uma redução de sete pontos percentuais na distância entre os presidenciáveis.

Em contrapartida, candidatos da chamada “3ª via” registraram melhora de desempenho em eventual segundo turno contra Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparecia tecnicamente empatado com Bolsonaro em maio, subiu seis pontos e registra 44% das intenções de voto contra, 36% do atual líder do Planalto. Já o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), cresceu sete pontos em relação à pesquisa de maio e empatou com Bolsonaro, ambos com 39%.

A pesquisa mais recente do PoderData ocorreu entre os dias 7 e 9 de junho de 2021 e foi realizada pela divisão de estudos estatísticos do portal Poder360. Ao todo, foram 2,5 mil entrevistas realizadas em 522 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.