Igreja Universal tenta lançar Crivella como embaixador do Brasil na África do Sul

A presença de Crivella no continente ajudaria a contornar a crise que a igreja enfrente na região após denúncia de pastores angolanos

Líderes religiosos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus sugeriram ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella para a embaixada do Brasil na África do Sul. O pedido foi feito recentemente, em encontro que não consta na agenda oficial do presidente.

Os religiosos enfrentam problemas no continente, em especial em Angola, que tem denunciado pastores brasileiros por lavagem de dinheiro. Segundo informação do portal UOL, no dia 27 de maio um telefonema vindo da cúpula do Ministério das Relações Exteriores sinalizou que o ex-prefeito poderá ser indicado para assumir a função no exterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A indicação de Crivella a um país africano é entendida por um religioso ligado ao bispo Edir Macedo como necessária para que o conflito que a Universal vem enfrentando desde o fim de 2019 no continente seja resolvido. Mais de 300 pastores angolanos se posicionaram contra a direção da igreja no Brasil, o que motivou uma série de denúncias contra membros brasileiros da Universal no país. No entanto, líderes da Universal avaliam que, caso nada seja feito, a igreja poderá perder algo em torno de 50 pastores com influência no continente.

Na avaliação dos envolvidos na negociação, a ida do político a uma embaixada importante como a da capital da África do Sul, Pretória, seria estratégica, facilitando o contato e o monitoramento da igreja com relação à situação não só em Angola, mas em outros países do continente, mesmo não estando necessariamente no país do conflito.

Dia 15 de junho estreia Jogo Político!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

marcelo crivella jair bolsonaro universal embaixada áfrica do sul

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar