Do Psol ao Novo, políticos rebatem Bolsonaro após TCU desmentir "relatório" sobre Covid

Fala do presidente apontava suposto relatório do TCU sugerindo um "superfaturamento" no número oficial de mortos por Covid-19 no País; Tribunal descartou a tese

Diversos políticos foram às redes sociais demonstrar indignação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o Tribunal de Contas da União (TCU) desmentir a existência de um suposto “relatório” que o órgão teria elaborado sobre óbitos de Covid no País.

Na manhã desta segunda-feira, 7, o presidente revelou a existência de um suposto relatório do TCU mostrando que "em torno de 50%" dos óbitos oficialmente registrados como em decorrência da Covid-19 teriam ocorrido, na verdade, por outras razões. A declaração ocorreu durante conversa de Bolsonaro com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Em 1ª mão para vocês. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E ali o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, disse. Poucas horas depois, o TCU divulgou nota desmentindo a fala.

A manifestação do TCU gerou reações indignadas de diversos políticos. “O TCU ser alvo de fake news do presidente da República e ter que publicar uma nota para desmenti-lo é o retrato da degradação institucional a que Bolsonaro submete o país. A mentira não é só método de governo, é parte do projeto golpista”, disse o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ).

Já Manuela D'Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, publicou mensagem questionando o desmentido. “Senhor, que tempos são esses em que o Presidente do país e desmentido pelo TCU?”.

As respostas não ficaram restritas a políticos de esquerda. Um dos que também se manifestou foi o pré-candidato do Novo à Presidência da República, João Amoêdo. “O presidente da República é, mais uma vez, desmentido pelos fatos. O que falta para Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) abrir o processo de impeachment?”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jair Bolsonaro Covid-19 relatório TCU mortes por Covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar