Confira as principais frases da infectologista Luana Araújo, destaque na CPI da Covid

Contrária ao tratamento precoce, a infectologista Luana Araújo trabalhou por dez dias no Ministério da Saúde e logo foi dispensada

A infectologista Luana Araújo, que esteve no Ministério da Saúde por apenas dez dias, foi ouvida nesta quarta-feira, dia 2, na CPI da Covid. Contrária à tese de tratamento precoce contra a covid, ela alega que foi dispensada pelo ministro Marcelo Queiroga, que anunciou que o seu nome não havia sido aprovado para compor a pasta.

Os senadores elogiaram o desempenho de Luana na oitiva desta quarta, que classificam como "uma aula de ciências". Sobre a defesa de medicamentos ineficazes contra a Covid, a médica afirma ser "uma discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente", a fala foi uma das mais repercutidas do seu depoimento. Na sessão, ela opinou ainda sobre a realização da Copa América 2021 no Brasil: "um risco desnecessário". Confira outras declarações da infectologista à CPI:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ciência não tem lado. Ou ela é bem feita ou mal feita" (fala em discurso inicial)


"Pleiteei autonomia, não insubordinação" (sobre possível entrada na Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde)


"O ministro me chamou e disse que lamentavelmente meu nome não foi aprovado" (sobre sua dispensa após dez dias de trabalho)


"Não temos opinião, mas evidências, e elas são claríssimas, transparentes. Somos a favor de uma terapia precoce que exista. Quando ela não existe, não pode se tornar uma política de saúde pública" (sobre a eficácia do tratamento precoce)


"Quando disse, há um ano atrás, que estávamos na vanguarda da estupidez mundial, eu, infelizmente, ainda mantenho isso em vários aspectos" (sobre insistência no debate do tratamento precoce)


"É como se estivéssemos discutindo de que borda da Terra plana vamos pular. Não tem lógica" (sobre o tratamento precoce)


"Não é porque se mata coronavírus no micro-ondas que vamos pedir para paciente entrar no forno" (sobre eficácia do tratamento precoce)


"A nossa vida seria mais fácil e feliz se isso (cloroquina) funcionasse; infelizmente, não tem (eficácia)" (sobre eficácia do tratamento precoce)


"Deve estar faltando informação de qualidade, porque quando se tem a informação, não é um comportamento que a gente espera que aconteça. A mim, me dói" (sobre comportamento do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia)

 

"Imunidade de rebanho natural, dentro do Sars-CoV-2 e da doença covid-19, é impossível de ser atingida, não é uma estratégia inteligente" (sobre a tese de imunidade após contaminação em massa)

 

"É assim (com a vacinação) que a gente atinge uma imunidade de rebanho. Não posso imputar sofrimento e morte a uma população com uma imunidade de rebanho" (ainda sobre a tese de imunidade por contaminação)


"(Copa América no Brasil) é um risco desnecessário para se assumir neste momento" (sobre decisão do governo federal de sediar a competição)


"Autonomia médica faz parte da nossa prática, mas não é licença para experimentação" (sobre a defesa de autonomia médica para prescrição de medicamentos, ainda que estes não tenham comprovação de eficácia)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI DA COVID LUANA ARAÚJO MINISTÉRIO DA SAÚDE TRATAMENTO PRECOCE MARCELO QUEIROGA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar