Luizianne apresenta denúncia ao MPF contra Bolsonaro por participação em motociata

A deputada petista pede que a ação seja apurada e que o presidente seja condenado, dentre outras coisas, ao ressarcimento dos valores gastos no evento


A deputada federal Luizianne Lins (PT) apresentou uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela sua participação na motociata do último domingo, 23, no Rio de Janeiro. No documento, a petista pede ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que sejam tomadas providências.

Luizianne aponta indícios de improbidade administrativa e malversação do dinheiro público. Na oportunidade, ela sugeriu que a ação seja apurada, e que o presidente seja condenado, dentre outras coisas, ao ressarcimento dos valores gastos.

A deputada lembra que, para a realização do evento, o presidente mobilizou cerca de 1 mil policiais militares, que trabalharam por cerca de seis horas no esquema de patrulhamento da manifestação. Conforme divulgado pelo canal de notícias CNN Brasil, somente com segurança o evento teria custado cerca de R$ 485 mil aos cofres públicos. “Esse efetivo é o equivalente ao de um batalhão de PM de grande porte no Estado”, apontou a emissora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o portal de notícias UOL chegou ao montante de R$ 545 mil gastos, considerando as horas trabalhadas. O valor foi calculado pelo economista Daniel Cerqueira, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vale destacar, porém, que em ambos os resultados são considerados apenas os custos com recursos humanos.

A deputada destaca ainda o descumprimento das medidas sanitárias de combate à Covid-19. “Ficou claro o abuso e o mau uso de serviços e servidores públicos no ato que se caracterizou como campanha eleitoral antecipada em prol de Jair Bolsonaro. Além de desobedecer as regras sanitárias de distanciamento social no combate ao Covid-19, a manifestação também contou com pedidos antidemocráticos e inconstitucionais de intervenção militar, com fechamento do Congresso Nacional e do STF”, afirma o documento apresentado ao MPF.

O Partido dos Trabalhadores, legenda de Luizianne, também apresentou, recentemente, notícia-crime contra o presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela realização do evento no Rio de Janeiro.

"A lógica parece ser simples: o presidente Jair Bolsonaro estimula seus apoiadores a saírem às ruas em atos de manifestação em seu favor e retira dos cofres públicos a verba necessária para o remanejamento de policiais militares para fins de segurança, além de todo o aparato estatal envolvido na proteção da autoridade máxima da República", diz um trecho da petição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Motociata Jair Bolsonaro Rio de Janeiro Denúncia MPF Luizianne Lins PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar