Deputados aprovam projeto que garante Wi-Fi gratuito em ambientes públicos no Ceará

O projeto de indicação do deputado Júlio César Filho cria o programa "Wi-fi Cidadão", que garante acesso à internet gratuita, mediante cadastro em aplicativo

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou o projeto de indicação do deputado Júlio César Filho (Cidadania) que cria o programa "Wi-Fi Cidadão". A iniciativa poderá disponibilizar rede sem fio de internet para a população em ambientes públicos. O serviço seria oferecido em locais como praças, paradas de ônibus e outros onde se verifique grande movimentação de pessoas. Como se trata de um projeto de indicação, ele pode ou não ser acatado pelo governador Camilo Santana (PT). 

Por meio de um aplicativo, qualquer cidadão poderá ter acesso à rede de internet pública. Ao conectar à plataforma, será exigido um breve cadastro, com pedido de confirmação de dados. A cada acesso, o usuário deverá responder um questionário de satisfação acerca dos serviços públicos oferecidos pelo Estado. Ficou definido ainda que seja estabelecido um limite de conexão por usuário, a depender do tipo de conteúdo acessado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Diversas são as iniciativas em vários países em que aplicativos móveis procuram melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, transporte e segurança. Neste contexto, este documento apresenta a proposta do Wi-Fi Cidadão, uma solução que permitirá o acesso gratuito da população cearense à uma rede de pontos de acesso espalhados pela cidade", justifica a proposta.

O deputado Júlio César, autor do projeto e líder do Governo na Assembleia, afirma que se trata de uma tentativa de "democratizar" o acesso à internet. "O objetivo desse projeto é facilitar o acesso à internet para todos. A iniciativa propõe que o serviço seja oferecido em locais públicos, como praças e paradas de ônibus. Queremos, dessa forma, democratizar o acesso à Internet que, atualmente, facilita a realização de diversas atividades, como transações bancárias, pagamentos de contas. O ambiente virtual se tornou ainda um espaço de entretenimento e de interação entre os amigos nas redes sociais", destacou o parlamentar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Internet gratuita Ceará AL-CE Wi-Fi Cidadão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar