Participamos do

Girão comete erro ao citar Stênio Garcia para questionar eficácia da CoronaVac 

Senador Girão citou que o ator foi diagnosticado pela com a Covid-19 mesmo após ter recebido a segunda dose do imunizante. Stênio Garcia foi infectado apenas quatro dias após ter tomado a segunda dose da vacina, período em que o corpo ainda não produz produzisse reposta imunológica completa
17:24 | Mai. 27, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter de Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) cometeu um equívoco ao exemplificar o caso do ator Stênio Garcia para sugerir a ineficácia da vacina CoronaVac contra a Covid-19. Em fala durante a sessão desta quinta-feira, 27, da CPI da Covid, o parlamentar disse que o artista foi diagnosticado pela doença causada pelo novo coronavírus mesmo após ter recebido a segunda dose do imunizante.

"Presidente, só para complementar, porque a gente não pode considerar como eficácia essa questão do que aconteceu hoje. Inclusive, acabei de receber aqui. O próprio Stênio Garcia também, o ator Stênio Garcia, que recebeu as duas doses e, mesmo assim, foi infectado", disse Girão.

Porém, Stênio Garcia foi infectado apenas quatro dias após ter tomado a segunda dose da vacina, ou seja, período em que o corpo ainda não produziu uma reposta imunológica completa ao vírus. Ainda segundo a ciência, a vacina não evita a contaminação, mas, sim, a manifestação grave da doença. Ou seja, mesmo quem já foi vacinado pode ter covid-19, mas de formas mais leves.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, depoente nesta quinta, esclareceu logo depois que as vacinas contra o coronavírus, como a CoronaVac, não formam um "escudo contra a doença e nem contra a mortalidade", sendo necessário levar em conta os fatores individuais de cada paciente. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags