PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Bate-boca: Omar Aziz chama Eduardo Girão de oportunista na CPI da Covid; veja vídeo

A confusão começou após Eduardo Girão (Podemos-CE) insistir na convocação de prefeitos para prestarem depoimentos

Filipe Pereira
13:22 | 26/05/2021
Omar Aziz para Wajngarten:
Omar Aziz para Wajngarten: "Não menospreze a nossa inteligência, ninguém é imbecil" (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Durante reunião entre os senadores da CPI da Covid-19 nesta quarta-feira, 26, o presidente da comissão Omar Aziz (PSD-AM) chamou o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) de oportunista. Na ocasião, os parlamentares definiam os próximos a serem convocados a depor como testemunhas diante do colegiado no Senado. Nesta manhã, a CPI aprovou a reconvocação de nove governadores, do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga

"Toda sociedade brasileira que tem o mínimo de inteligência sabe que vossa excelência tem um único objetivo: é que a gente não investigue o porquê que não comprou vacina. E vossa excelência, que não entende patavinas de saúde, quer impor a cloroquina na cabeça da população. Vossa excelência é, repito, um oportunista", disse Aziz. 

O bate-boca iniciou após Girão insistir na convocação de prefeitos para prestarem depoimentos. Momentos antes da retomada das atividades abertas ao público, os senadores se reuniram de forma sigilosa para alinhar as expectativas sobre a aprovação ou não de requerimentos de convocação. Girão, no entanto, negou ter aceitado fazer os acordos mencionados por Aziz.

"Quero divergir dos colegas respeitosamente, porque eu não concordei com acordo de não olhar para prefeitos. A demanda é clara: Estados e prefeituras. Se o critério é capital, tem que entrar capital. Mas, o que eu quero fazer pedido, é um requerimento meu que quero fazer extrapauta, é para o diretor-geral do Consórcio Nordeste, doutor", disse o senador cearense. 

Segundo Girão, a questão precisaria ser apurada mais detalhadamente.  Sem deixar o senador terminar sua fala, o presidente da CPI disse que o pedido foi indeferido. "Seu pedido está indeferido. Não precisa me explicar mais nada não", disse Aziz. Girão retrucou, perguntando se estava autorizado a terminar o pedido no tempo de fala que havia sido concedido a ele, ao que Aziz negou.

Confira o momento: