Rua Paulo Gustavo antes homenageava coronel chamado de "Corta-Cabeças"

Aos 33 anos, o coronel Moreira César assassinou um jornalista pelas costas. Na Revolução Federalista, liderou vingança que ficou marcada pela decapitação de inimigos

A mudança no nome de uma rua da cidade de Niterói, em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo - que morreu no último dia 4 de maio vítima da Covid-19, carrega uma simbologia também histórica. Isso porque, antes, a via era batizada de Coronel Moreira César, um militar brasileiro nascido em 1850 conhecido por suas práticas cruéis.

Linchamento do jornalista brasileiro Apulcro de Castro no Rio de Janeiro. Dentre os assassinos, estava o então capitão Antônio Moreira César
Linchamento do jornalista brasileiro Apulcro de Castro no Rio de Janeiro. Dentre os assassinos, estava o então capitão Antônio Moreira César (Foto: (Revista da Semana/Hemeroteca digital/Domínio Público )

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A trajetória de violência começou quando tinha 33 anos, como retrata Euclides da Cunha na obra "Os Sertões". Moreira César foi responsável pelo assassinato de Apulcro de Cartro, redator do jornal Corsário. Ele foi encurralado, em plena luz do dia, na rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro. Em seguida, Moreira César o atinge com uma facada nas costas, provocando a sua morte. Moreira acabou sendo levado para uma espécie de "exílio" em Mato Grosso, sendo liberto apenas após a Proclamação da República, em 1889.

É então que a sua carreira militar começa a decolar. O presidente do Brasil na época, Floriano Peixoto, o convoca para promover, como relata o historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, um "ajuste de contas" em Santa Catarina. O objetivo era perseguir rebeldes que lutavam na Revolução Federalista (1893-1895).

Foi aí que a crueldade de Moreira César veio à tona novamente. Como governador militar da região, ele acabava por decapitar seus prisioneiros, o que lhe rendeu o apelido de "Corta-Cabeças" e "Terra-Treme".

O coronel acabou sendo morto em outra batalha: a Guerra de Canudos (1896-1897), no sertão da Bahia, onde um grupo liderado por Antônio Conselheiro tentava criar uma comunidade independente do governo republicano. Moreira César comandou a terceira expedição do Exército ao local, sendo derrotada assim como as anteriores. Depois de cinco horas de confronto, o coronel foi atingido gravemente no ventre, e não resistiu.

Moreira César também chegou a atuar na cidade de Niterói, ajudando a conter uma sublevação do corpo policial. Décadas depois, acabou dando nome a uma das ruas da cidade. Homenagem que se encerra com a mudança da via para Ator Paulo Gustavo, aprovada pela Câmara Municipal de Niterói no último dia 13 de maio. Antes, foi feita uma consulta pública com mais de 34 mil participantes, em que cerca de 90,2% das pessoas apoiaram mudar o nome de rua.

Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Niterói começou a instalar as novas placas com o nome de Paulo Gustavo. A via é uma das mais importantes da Zona Sul. Ela está localizada no bairro Icaraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e agora faz homenagem o artista niteroiense, que nasceu e cresceu na cidade.

A placa diz: "Ator, humorista, roteirista e apresentador. Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalho". E logo embaixo: "O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança para a vida da gente".

Tatá Werneck, amiga do ator, se pronunciou nas redes sociais sobre a medida. "Paulo virou nome de rua. É uma linda homenagem. Um gesto de carinho depois desse golpe brutal. Ele deve estar 'feliz'. Desculpa, mas feliz ele estaria junto dos filhos e da família", reforçou Tatá. "Que vire símbolo de justiça. Que vire estímulo para que respeitemos a vida uns dos outros".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paulo gustavo coronel Moreira César rua Niterói Rio de Janeiro covid-19 homenagem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar