Guimarães diz que se postura de Ciro contra Lula perdurar, aliança entre PT e PDT no Ceará "trincará"

O novo atrito entre Lula e Ciro começou nesta quarta-feira, 19, quando petista rebateu as críticas feitas pelo ex-governador do Ceará na última segunda-feira, 17. Ciro havia chamado Lula de ser o "maior corruptor da história moderna brasileira"

O recente embate entre o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes tem preocupado lideranças no Ceará. A avaliação é de que a postura considerada agressiva de Ciro pode comprometer a aliança entre PT e PDT no Ceará. É o que avalia, por exemplo, o deputado federal José Guimarães. "Completamente crítico. Até o Lupi (Carlos Lupi, presidente nacional do PDT) ficou contra o Ciro. Se perdurar esse tipo de comportamento, a aliança no Ceará trincará e ficará comprometida. Para nós do PT, o inimigo central é o Bolsonaro", avaliou.

No Twitter, o líder do PDT no Ceará, deputado André Figueiredo levantou apoio ao correligionário. "Estamos com Ciro! Não se trata de tirar selfie com os amiguinhos Sarney e Eunício. O que precisamos é debater projetos para tirar o Brasil do buraco", disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A menção foi ao "tour" de articulações políticas realizadas por Lula em Brasília no início de maio. Com objetivo principal de ampliar arco de alianças, o ex-presidente esteve com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), opositor dos Ferreira Gomes no Ceará, e o ex-presidente José Sarney (MDB). Ainda que não tenha o compromisso do apoio do MDB para o seu projeto presidencial, o ex-presidente quer amarrar alianças regionais fortes que possam garantir a ele apoio nos estados.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Ontem, por exemplo, Lula teve encontro com Guilherme Boulos, candidato à presidência em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020, quando foi derrotado por Bruno Covas (PSDB) no 2º turno.

O novo atrito entre Lula e Ciro começou nesta quarta-feira, 20, quando petista rebateu as críticas feitas pelo ex-governador do Ceará na última segunda-feira, 17. Na ocasião, o pedetista o acusou de ser o “maior corruptor da história moderna brasileira”. Em entrevista à rádio Folha de Pernambuco, o petista disse que gostaria de chamar o pedetista de "amigo", algo que "infelizmente ele (Ciro) não quer". Sobre sua futura relação com o presidenciável, Lula mencionou uma teoria dita por sua mãe.

"Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Mas eu aprendi uma teoria com a minha mãe Dona Lindu: quando um não quer, dois não brigam. Não farei jogo rasteiro", disse o ex-presidente. Não demorou para o ex-ministro responder às mensagens.

Na redes sociais, após o perfil de Lula reproduzir a fala da entrevista, Ciro rebateu dizendo que o petista, para brigar, "usa bajuladores e seu gabinete do ódio" e "reduz a política a uma briga de amigos".

"Lula, não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder. Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. O povo brasileiro não merece isso", disse Ciro.

— Ciro Gomes (@cirogomes) May 19, 2021

Aumentando o tom, Ciro alegou querer "brigar contra a corrupção, desindustrialização e desigualdade" promovidas pelo líder petista. "Você é o responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro. Ou você assume que 70% dos eleitores de SP, RJ, MG, Sul, Norte e Centro Oeste que votaram no Bolsonaro são fascistas e gado como sua corte chama?", indagou.

Ciro pediu que o ex-presidente "debata o Brasil, não afetos pessoais. "Respeite a inteligência do povo brasileiro, Lula. Quais são suas novas ideias? Qual seu verdadeiro projeto de nação? Se existir, aceito confrontá-los civilizadamente com o meu. Debato em qualquer dia, hora, meio ou território", completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Ciro eleições 2022 presidente embate críticas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar