PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Idilvan Alencar solicita que isenção do Enem 2021 seja estendida a quem faltou ao exame de 2020

Segundo o deputado Idilvan Alencar (PDT), no último exame, houve grande evasão de estudantes por receio de contaminação pela Covid-19

Filipe Pereira
16:01 | 19/05/2021
Deputado Idilvan Alencar encaminha pedido ao Ministério da Saúde para isenção do Enem 2021.  (Foto: Reprodução)
Deputado Idilvan Alencar encaminha pedido ao Ministério da Saúde para isenção do Enem 2021. (Foto: Reprodução)

O deputado federal, Idilvan Alencar (PDT), encaminhou ao Ministério da Educação, nesta quarta-feira, 19, um pedido de isenção a todos estudantes que cumpram os requisitos, independente da presença ou ausência no Enem de 2020. A solicitação foi realizada durante a reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O período para pedidos de isenção da taxa começou na segunda-feira, 17, e vai até o dia 28 desse mês.
Pelas regras, podem pedir isenção os matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021, alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, e pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

O parlamentar defende que, em janeiro deste ano, muitos estudantes faltaram à prova da edição 2020 por receio de contaminação pela Covid-19. Para terem direito a uma nova isenção, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que esses estudantes justifiquem sua ausência, onde devem ser anexados documentos para tal comprovação. Contudo, a falta por receio da Covid-19 não está entre as opções de justificativa para os faltosos. 

Ele afirma também que a inscrição para o Enem 2021 custa R$ 85, mais da metade de uma parcela do auxilio emergencial, o que dificulta ainda mais a inscrição. "Não podemos deixar que milhões de estudantes nesse Brasil não façam a inscrição do Enem porque não vão poder pagar R$ 100. Eles estão tentando se inscrever e não conseguem. Se a gente não fizer alguma coisa, nós teremos uma adesão baixíssima porque eles não conseguem pagar. E é justificável esse medo", destacou o deputado durante reunião da comissão. 



Confira pedido de indicação junto ao Ministério da Educação:

INDICAÇÃO DE INSENÇÃO DO ENEM 2021 by Filipe Pereira on Scribd