CPI da Covid-19: Como Tasso e Girão exploraram a presença de Mandetta

O senador do Podemos o questionou sobre momentos em que aparece sem máscara. Tasso abordou a relação de Bolsonaro com o isolamento social

Dois dos três senadores cearenses, Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos), participam do depoimento do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Ele fala ao colegiado desde a manhã desta terça-feira, 4.

Girão lançou questões indigestas ao médico. O indagou sobre a despedida como ministro da Saúde, quando abraçou assessores e secretários. Também explorou a presença do médico numa sinuca com amigos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM: Na CPI da Covid, governistas apresentam requerimentos que miram em Estados

Membro da CPI da Covid, Tasso afirma que "não há dúvida da culpa do governo no desastre da pandemia"

Mandetta respondeu que, em sua despedida, a equipe toda trabalhava com conselho "de biossegurança forte". Segundo ele, em sua gestão a equipe permaneceu sem um caso de Covid-19 confirmado.

"Eu a abracei (uma servidora), não deveria, mas era muita emoção naquele momento", assumiu o ex-ministro.

Em relação às imagens no bar, Mandetta afirmou que estava acompanhado do filho, com quem travava uma conversa de "pai para filho" e dentro do que era permito pela sua cidade, Campo Grande, àquele momento.

Os dois momentos são frequentemente recordados por bolsonaristas como resposta às críticas feitas ao comportamento negacionista com que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conduziu a crise até aqui.

Girão também perguntou se Mandetta não tem remorso de não ter adotado o que se chama de tratamento precoce contra a doença, orientando que se receitasse um conjunto de fármacos cientificamente ineficazes.

Cada senador dispõe de 15 minutos para inquirir o depoente. O tucano Tasso quis fazer única pergunta a Mandetta.

Escolheu questioná-lo sobre o porquê de o presidente não optar pelo isolamento social como uma dos meio de combate ao vírus, se a escolha estava amparada em outra "tese", como a da imunidade de rebanho.

"É muito difícil você entender sobre qual teoria, a impressão que eu tenho é que havia algumas teorias mais simpáticas. Uma delas era 'olha, o brasileiro vai se contaminar, ele mora em aglomerados, mora sem esgoto, então vai se atingir o coeficiente de proteção de rebanho'", confirmou Mandetta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tasso jereissati cpi eduardo girão cpi tasso mandetta cpi girão mandetta cpi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar