Renan reúne 200 frases negacionistas de Bolsonaro para a CPI: "Todas me assustam"

Renan negou a intenção de interrogar governadores na CPI e acusou a "tropa de choque" do presidente Jair Bolsonaro de tentar obstruir os trabalhos da CPI da Covid

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, admitiu nesta segunda-feira, 3, que compilou 200 frases negacionistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ditas durantes a pandemia do novo coronavírus no Brasil. “Todas me assustam”, revelou o parlamentar.

“Como é que vai investigar, cumprir seu papel constitucional, se há omissão, se há responsabilidade de um governo, de um presidente da República, sem começar juntando as frases e suas manifestações públicas? Não há como começar diferente”, declarou o relator. Questionado sobre qual declaração considerava mais crítica, ele concluiu: “Olha, se você me perguntar mesmo isso, eu terei muita dificuldade em responder, porque na verdade todas me assustam”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as frases reunidas pelo parlamentar estão críticas às medidas de isolamento social, propaganda de medicamentos ineficazes e tentativas de minimizar a gravidade do novo coronavírus, que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil.

Em entrevista ao UOL, Renan negou a intenção de interrogar governadores na CPI porque é o que deseja "os que querem desviar o foco da comissão". "E não sabemos ainda se teremos competência para isso. Isso tem de ser investigado pela Policia Federal e Ministério Público, e não por uma CPI criada para apurar negligência e responsabilidade desse morticínio que apavora o Brasil", disse. 

O parlamentar afirmou que a "tropa de choque" do presidente tentou obstruir os trabalhos ao tentar impedir que ele assumisse a relatoria. "Eu acho que o governo precisa concentrar melhor suas energias", disse ele. "Colocar à disposição os atores que nós entendemos que precisam ser ouvidos." 

Sobre 2022, o senador voltou a afirmar: "não sou candidato a nada". Nos bastidores, ele chegou a ser mencionado para vice em uma chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial de 2022. Renan disse ter "com o presidente Lula uma relação normal, que continua". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI DA COVID RENAN CALHEIROS BOLSONARO FRASES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar