Ministro do STF Marco Aurélio determina que Censo 2021 seja realizado

O levantamento decenal foi cancelado após cortes no orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ação pedindo a realização da pesquisa foi ajuizada pelo Estado do Maranhão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio determinou nesta quarta-feira, 28, que o governo federal tome providências para a realização do Censo 2021. O levantamento decenal foi cancelado após cortes no orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A determinação do ministro do STF atende a um pedido da Procuradoria-Geral do Maranhão e reconhece a importância da realização do levantamento para se traçar o cenário socioeconômico do País. A decisão considera ainda a necessidade de avaliar os efeitos da pandemia e, a partir dos dados obtidos, se articularem políticas públicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estudo, inicialmente previsto para o ano de 2020, foi adiado para este ano em razão da pandemia. Em abril, o IBGE chegou a anunciar a suspensão das seletivas de profissionais para trabalharem no Censo. O Orçamento de 2021 aprovado pelo Congresso Nacional reduziu quase 90% das verbas destinadas ao Instituto, inviabilizando a operacionalização da pesquisa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CENSO STF BRASIL GOVERNO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar