Guedes diz que chinês "inventou o vírus" e tem vacina "menos efetiva" que a dos EUA

Fala ocorreu durante reunião do Conselho de Saúde Complementar; o ministro não sabia que estava sendo gravado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em reunião nesta terça-feira que os chineses "inventaram" a Covid-19 e que, mesmo assim, o país asiático possui vacina “menos efetiva” que a desenvolvida nos Estados Unidos. Fala ocorreu durante reunião do Conselho de Saúde Complementar. O ministro não sabia que estava sendo gravado.

“O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva que a do americano. O americano tem cem anos de investimento em pesquisa, então os caras falam 'qual é o vírus? É esse? Tá bom', decodificam e pronto, tá aqui a vacina da Pfizer, e é melhor que as outras”, disse Guedes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar das críticas do ministro, a chinesa Coronavac é hoje, de longe, a vacina mais aplicada no país. Até o fim da primeira quinzena de março, o imunizante chinês respondia por 83,3% das 27 milhões de doses que já tinham sido aplicadas no Brasil. O próprio Guedes, vacinado em março, recebeu doses da Coronavac.

Já a Pfizer, elogiada pelo ministro no vídeo, teve proposta de venda de 70 milhões de vacinas contra a Covid rejeitada pelo governo Jair Bolsonaro em agosto do ano passado. Deste total, três milhões estavam previstas já para fevereiro deste ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Paulo Guedes coronavac vacina chinesa China crise diplomática

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar