STF: Bolsonaro deve indicar André Mendonça ou Humberto Martins, diz filho do presidente
Em entrevista ao jornal O Globo, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou que os dois nomes são aos mais analisados pelo pai. Ambos são evangélicos
O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que seu pai está em dúvida entre dois nomes para indicar à vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), após o dia 5 de julho: André Mendonça e Humberto Martins. Com o afunilamento da disputa, perdem força os nomes de Augusto Aras e o do desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Willian Douglas. O primeiro nome indicado por Bolsonaro para o STF foi o do atual ministro Kássio Nunes Marques, que ocupou a vaga de Celso de Mello.
André Mendonça é o atual advogado-geral da União e ocupou também o posto de ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Ele tem dado seguidas demonstrações de fidelidade ao presidente, como a interpelação de opositores com a Lei de Segurança Nacional, a confecção de dossiê contra servidores denominados "antifascistas" e a defesa da reabertura de templos e igrejas no período da pandemia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, o nome é o predileto da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um encontro com lideranças evangélicas no início da semana, no Planalto, Bolsonaro sinalizou que deve indicá-lo ao cargo. Contudo, o advogado enfrenta resistência no Senado, responsável pela sabatina dos indicados, e também entre ministros do STF.
Já o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é visto como o nome preferido de Flávio Bolsonaro, alvo do Ministério Público do Rio em 2020, quando foi denunciado no caso das “rachadinhas” enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro. Segundo a colunista Bela Megale, o parlamentar nega influência na escolha.
"Meu candidato é o que o presidente Jair Bolsonaro mandar. Os nomes avaliados hoje pelo presidente são o do André Mendonça e o do Humberto Martins. Os dois são capacitados, evangélicos, como quer meu pai, e seriam boas escolhas para o Supremo Tribunal Federal", disse Flávio.
Nos bastidores, o magistrado também ganhou após a criação da CPI da Covid no Senado e a escolha do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator. Sua indicação passou a ser vista devido sua boa relação com o Congresso e um possível aceno do Planalto para amenizar as investigações da CPI em torno do governo federal.