Quem foi Einhart Jacome, marqueteiro que ajudou a eleger Tasso, Ciro, FHC e Vitor Valim

Estrategista político experiente, ele atuou como diretor de cinema e Membro da Academia Brasileira de Marketing, cadeira de marketing político.

O publicitário Einhart Jacome da Paz morreu nesta quarta-feira, 14, em São Paulo, vítima da Covid-19. Além de publicitário, ele atuou como diretor de cinema e Membro da Academia Brasileira de Marketing, cadeira de marketing político. Ele deixa três filhos, Clara, de seu primeiro casamento, e os gêmeos Marina e Vicente, frutos do relacionamento com a ex-esposa Lia Ferreira Gomes, irmã de Cid Gomes, Ivo Gomes e Ciro Gomes, todos do PDT.

Em sua história, Jacome participou de diversas campanhas políticas, seja para o Executivo ou Legislativo, sendo em grande parte vitoriosas. Em seu último trabalho, o publicitário atuou na campanha de Vitor Valim (Pros), eleito prefeito de Caucaia. Na cidade, ele também participou da campanha eleitoral de Dr. Washington Goes (2012) e Eduardo Pessoa (2016). Na manhã desta quarta, Valim publicou uma homenagem nas redes sociais. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Famoso no Brasil e internacionalmente, o marketeiro político veio pela primeira vez ao Ceará em 1986, quando comandou o marketing da primeira vitória de Tasso Jereissati (PSDB) para governador. Na época, quatro nomes disputaram o pleito, mas a vitória foi de Tasso, candidato apoiado pelo então governador Gonzaga Mota no único triunfo do PMDB na disputa pelo cargo do Executivo estadual. 

l LEIA MAIS l Em 2012, Einhart Jacome da Paz foi entrevistado pela jornalista Sônia Pinheiro 

O profissional também integrou campanha de Fernando Henrique Cardoso (FHC), em 1994. Respaldado pelo sucesso do Plano Real, o político foi o grande vitorioso nas eleições, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva. "Recordo-me bem do Einhart. Ajudou-me muito nas campanhas eleitorais. Estendo meus sentimentos á sua família e aos amigos", disse o ex-presidente. 

Confira trecho da campanha de TV:

Em 1991, depois de 15 meses na prefeitura de Fortaleza, o cunhado Ciro Gomes deixou o cargo para se candidatar ao Governo do Estado pelo PSDB, partido recém-criado. Foi Einhart o responsável pela publicidade da campanha. Ciro Foi eleito com 56% dos votos.

Em 2002, ele também esteve na campanha de Ciro para presidente da República, na época em que o ex-governador integrava o Partido Popular Socialista (PPS). Em certo momento da campanha de TV, ele chegou a contar com a participações da atriz Patricia Pillar - esposa de Ciro à época, e da cantora Elba Ramalho. Ciro, no entanto, não foi para o segundo turno, que foi disputado por Lula (PT) e José Serra (PSDB).

No ano de 2007, Einhart esteve também na campanha de Teotônio Vilela, que integrava o PSDB, ao Governo de Alagoas. Na época, o publicitário promoveu uma campanha capaz de alavancar o alagoano do terceiro para primeiro lugar nas pesquisas.

Ele também foi publicitário da campanha de Eduardo Braga ao Governo do Amazonas. Na Europa, foi responsável pelas vitórias de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa, de Durão Barroso para primeiro ministro de Portugal, de Esperanza Aguirre à presidência da comunidade de Madri, e Rui Santos à Câmara de Vila Real. Coordenou e dirigiu o programa de TV do PSDB Nacional, em agosto de 2017

Para o cientista político, especialista em comportamento eleitoral e marketing político, José Antônio Lavareda, o publicitário também deixa um legado nacional e internacional. "Inteligente , criativo , otimista e determinado. Esse foi o Einhart com quem tive oportunidade de conviver em muitas campanhas no Ceará, atuando juntos também na Bolívia e na primeira campanha presidencial de FHC", disse. 

Jácome foi membro fundador do Clube Associativo dos Profissionais do Marketing Político (CAMP). Nesta quarta, a instituição manifesta seu "mais profundo pesar pelo falecimento". 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Einhart Jacome luto covid morte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar