É falso vídeo que atribui gravação em hospital fictício a "teatro de Covid-19" no Ceará; imagens são de Israel

Imagens mostram que os registros são de vídeo promocional feito no Centro Médico Shamir, em Israel. Vídeo foi tirado de contexto para criar teoria de que governadores lucram com pandemia

Um vídeo que mostra profissionais de saúde em meio a cinegrafistas e fotógrafos em um ambiente hospitalar tem sido difundido nas redes sociais como se revelasse uma encenação feita pelo governador Camilo Santana (PT) para forjar a gravidade da Covid-19 no Ceará. No entanto, o vídeo foi gravado no Centro Médico Shamir, em Israel.

Nesta terça-feira, 30, postagens com o conteúdo enganoso reuniam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social. A peça enganosa também circula no WhatsApp, mas, devido à natureza do aplicativo, não é possível estimar seu alcance.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Postagens nas redes sociais compartilham um vídeo que traz declaração de Camilo sobre a situação da Covid-19 no Ceará seguida de imagens que mostram cinegrafistas em um ambiente hospitalar. De acordo com as postagens, as cenas revelam um "teatro" do governo do estado para forjar a gravidade da pandemia. O governo do Ceará negou que o vídeo tenha sido gravado em uma de suas unidades de saúde. Imagens mostram que os registram são do Centro Médico Shamir, em Israel.

“Gravíssimo, VEJA O TEATRO DO GOVERNO DO CEARÁ, para com o VÍRUS CHINÊS. É uma SITUAÇÃO de INTERVENÇÃO CIVICO MILITAR JÁ. Que tristeza, Pessoal DIVULGUEM isso, sim é TERRORISMO GENOCIDA”, diz texto que acompanha o vídeo.

Na gravação, é possível observar que os cinegrafistas falam hebraico — no jaleco dos personagens médicos, inclusive, aparecem palavras nesse idioma. Numa busca reversa da filmagem, foi possível descobrir que a gravação tem circulado em outros países e sua origem já foi verificada por plataformas de checagem. Um porta-voz da unidade de saúde confirmou se tratar de um vídeo promocional à agência alemã DPA e ao site bósnio Raskrikavanje.

A gravação das cenas ocorreu no estacionamento do hospital, para mostrar que é possível converter o lugar em um centro de tratamento. Um outro vídeo no canal do hospital do YouTube mostra o mesmo local em ângulos diferentes.

Vídeo que circula como se tivesse sido gravado no Ceará (acima) tem elementos semelhantes aos que aparecem em outro, publicado no YouTube do Centro Médico Shamir, em Israel.
Vídeo que circula como se tivesse sido gravado no Ceará (acima) tem elementos semelhantes aos que aparecem em outro, publicado no YouTube do Centro Médico Shamir, em Israel. (Foto: Reprodução/Youtube)

Em resposta à agência de checagem alemã DPA, o hospital confirmou que a gravação foi feita no início de março deste ano para mostrar a conversão temporária de um dos andares do estacionamento em leitos hospitalares para o atendimento de pacientes com Covid-19.

“Trata-se de uma demonstração de como o estacionamento pode ser transformado em enfermaria. Os médicos que participam da gravação são médicos reais. Já os pacientes são adolescentes na faixa etária de 18 anos, que também trabalham no hospital”, diz trecho da nota.

A Secom também explicou os valores questionados na narração. Referem-se ao financiamento, por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de crédito para ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), no valor de R$ 290 milhões; e também à parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que destinou R$ 19 milhões ao Ceará para reforço de medidas pela redução da violência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fake News Camilo Santana hospital Israel desinformação vídeo falso hospitais ceará Facebook redes sociais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar