"Indecência": Gilmar Mendes perde a linha com voto de Nunes Marques pró-Moro

"O Tribunal de Curitiba (responsável pelas condenações em primeira instância da Lava Jato) é conhecido mundialmente, hoje, como um tribunal de exceção"

Logo que Kássio Nunes Marques encerrou voto pró-Sergio Moro, deixando o placar da votação sobre a suspeição do ex-juiz federal em 3 a 2, beneficiando-o, Gilmar Mendes subiu o tom contra o colega ministro. Um dos pontos da argumentação de Nunes Marques se amparou no conceito de "garantismo". Ele defendeu que é necessário que o alvo da ação tenha resguardado o sistema de garantias de direitos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"(...) E isto, ministro Kássio, com a devida vênia, nada tem a ver com 'garantismo', isto é uma indecência. Não importa o resultado desse julgamento. A desmoralização da Justiça já ocorreu. O Tribunal de Curitiba (responsável pelas condenações em primeira instância da Lava Jato) é conhecido mundialmente, hoje, como um tribunal de exceção. Enche-nos de vergonha", disparou Mendes.

Há ainda a possibilidade de que Cármen Lúcia reveja voto. Uma das leituras é de que, ao endurecer a fala contra Nunes Marques, o verdadeiro alvo de Mendes é Lúcia. Um modo de jogar pressão sobre ela.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gilmar mendes indecência gilmar mendes stf kássio nunes gilmar mendes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar