Girão diz que apoia CPI da Covid se estados e municípios forem incluídos

Senador citou "escândalo do hospital do PV" para justificar necessidade de ampliar alcance da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que hoje mira somente a condução da crise sanitária pelo governo de Jair Bolsonaro

O senador Eduardo Girão (Podemos) afirmou que apoiará a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a condução da crise sanitária pelo governo Bolsonaro (sem partido) somente se o Senado incluir, também, estados e municípios. 

O congressista justifica em nota que "existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao coronavírus em alguns entes federativos, inclusive no Ceará." Ele cita como um dos exemplos disso o "escândalo do hospital de campanha do PV".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ocorre que o atual requerimento de CPI, da forma como está, impede a investigação dessas irregularidades. Pedi ao autor para que ele incluísse a apuração também nos Estados e municípios que eu assinaria imediatamente, já que os mesmos receberam bilhões de reais em recursos federais", argumentou o senador.

E adicionou: "Creio ser necessária uma investigação completa para que não tenhamos mais uma CPI inócua, correndo o risco de funcionar apenas como palanque político partidário."

Em abril, Justiça havia suspendido o contrato entre a empresa Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Prefeitura de Fortaleza.

A decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública, no entanto, foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Já em novembro, operação da Polícia Federal (PF) apurou suposta esquema de desvio de recursos públicos no hospital.

No Senado

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o senador autor do pedido de abertura de CPI. Na Casa, 29 parlamentares apoiam a abertura de CPI contra a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido).

Tasso Jereissati

Um dos principais entusiastas de uma investigação é o senador Tasso Jereissati (PSDB). O tucano elevou o tom após a visita do presidente ao Ceará, marcada pelos momentos de aglomeração provocados por ele.

“Ao conclamar a população para ir à rua, o presidente está mandando as pessoas à morte. Bolsonaro veio ao Ceará para tentar desmoralizar as medidas de restrição. Isso é criminoso”, afirmou Tasso ao jornalista Gerson Camarotti, do G1 e da GloboNews.

O Planalto

O Planalto, por sua vez, insiste que recursos a estados e municípios foram repassados para combater a crise. Camilo Santana (PT) e outros 18 governadores assinaram carta contrapondo os dados publicizados pela administração federal (leia aqui)

Leia nota de Eduardo Girão na íntegra:

"Sou favorável a CPI e assinarei desde que inclua também a gestão da pandemia nos Estados e Municípios. Existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao Coronavírus em alguns entes federativos , inclusive no Ceará , como no escândalo do Hospital de Campanha do PV em Fortaleza e o calote de centenas de respiradores por empresas ligadas à indústria da maconha ao “ Consórcio Nordeste”. Ocorre que o atual requerimento de CPI , da forma como está, impede a investigação dessas irregularidades. Pedi ao autor para que ele incluísse a apuração também nos Estados e municípios que eu assinaria imediatamente , já que os mesmos receberam bilhões de reais em recursos federais. Creio ser necessária uma investigação completa para que não tenhamos mais uma CPI inócua, correndo o risco de funcionar apenas como palanque político partidário."

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eduardo Girão Girão senado Bolsonaro Girão Covid-19 CPI Covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar