Aliança pelo Brasil coleta assinaturas durante evento com Bolsonaro em Tianguá

Uma tenda foi montada em área restrita, ao lado do palco em que Bolsonaro e outra autoridades federais e locais irão discursar logo mais

Apoiadores do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar após sair do PSL, aproveitaram a visita do chefe do Executivo em Tianguá para coletar assinaturas.

Uma tenda foi montada em área restrita do evento, ao lado do palco em que Bolsonaro e outra autoridades federais e locais irão discursar logo mais. O local já registra aglomerações, exatamente o que o Ministério Público Federal recomendou que não acontecesse. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O grupo tem encontrado dificuldades para oficializar a criação do novo partido, diante de um ritmo de coleta de assinaturas bem aquém do esperado. Para criar uma nova sigla é necessário conseguir 491.967 assinaturas com apoio de eleitores. Essas assinaturas precisam ainda ser validadas pela Justiça Eleitoral. Até o momento, foram oficializadas quase 73 mil assinaturas para o Aliança. O processo começou há pouco mais de um ano. A média é de 372 confirmações por dia, o que joga a oficialização da legenda para março de 2024. Por isso, Bolsonaro já procura outro partido para concorrer nas eleições de 2022.

Segundo o deputado Delegado Cavalcante, a expectativa é que o evento de hoje colete cerca de 300 assinaturas. "Num evento desse dá 500, 800, às vezes até mil assinaturas. Infelizmente, como tem pouca gente, o acesso está restrito, eu acredito que sejam umas 300 fichas", prevê. O parlamentar afirma ainda que, em todo o Ceará, foram coletadas cerca de 8 mil assinaturas, com 5 mil delas reconhecidas pela Justiça eleitoral. (com informações de Henrique Araújo)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar