PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Eleição da nova Mesa da Câmara será segunda-feira, às 19h

A eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento

Gabriela Feitosa
12:56 | 29/01/2021
O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, eleito em 2019, não pode concorrer à reeleição na mesma legislatura. Eleição da Mesa nesta segunda-feira promete ser disputada e está marcada para 19h.  (Foto: Luis Macedo/Câmara)
O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, eleito em 2019, não pode concorrer à reeleição na mesma legislatura. Eleição da Mesa nesta segunda-feira promete ser disputada e está marcada para 19h. (Foto: Luis Macedo/Câmara)

A eleição da nova Mesa da Câmara dos Deputados acontece na segunda-feira, 1° de fevereiro, a partir das 19 horas. A nova equipe vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022. A eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Conforme ofício enviado na quinta-feira, 28, aos deputados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o prazo-limite para a formação de blocos parlamentares termina na segunda-feira, ao meio-dia. Os cargos da Mesa são distribuídos aos partidos na proporção do número de integrantes dos blocos partidários.

Agenda

 

> 14 horas: início da reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade.

> 17 horas: termina o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.

Até agora, nove candidatos lançaram candidatura, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

Estão na disputa os deputados Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP). As informações são da Agência Senado.

LEIA TAMBÉM | Eleição para presidente da Câmara dos Deputados; saiba como será votação