PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Câmara de Fortaleza define formato das sessões ordinárias em reunião com parlamentares

O retorno das atividades legislativas acontece no dia 1 de fevereiro, pela manhã, em formato 100% virtual

Filipe Pereira
16:34 | 29/01/2021
Concurso prevê 31 vagas para a Câmara de Fortaleza (Foto: Kléber Gonçalves/ Câmara Municipal)
Concurso prevê 31 vagas para a Câmara de Fortaleza (Foto: Kléber Gonçalves/ Câmara Municipal)

Na manhã desta sexta-feira, 29, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Antônio Henrique (PDT), reuniu-se virtualmente com os vereadores para definir os detalhes de funcionamento da Casa e o formato das sessões ordinárias. Nesta quinta-feira, 28, a Mesa Diretora discutiu os protocolos sanitários que serão adotadas, a fim de garantir a segurança dos vereadores, servidores e assessores no retorno.

No encontro, o pedetista reforçou o empenho do Legislativo na contenção da pandemia e apontou a necessidade de um retorno seguro dos trabalhos para o ano de 2021.  "Ainda estamos vivendo esse momento de pandemia, momento crítico da nossa cidade, estado, do Brasil e do mundo. Nós não podemos correr o risco de retornamos sem termos a devida preocupação com a saúde dos vereadores, assessores, da população de uma forma geral”, disse. 

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, O retorno das atividades legislativas acontece pela manhã, em formato 100% virtual. Nas terças e quartas, a Câmara realizará as sessões ordinárias em formato híbrido. A participação dos parlamentares pode ocorrer em plenário, em seus gabinetes, podendo, também, o vereador estar em outro espaço que não seja dentro da Casa. 

Haverá autorização para presença de no máximo 20 parlamentares em plenário. As regras estipulam cinco inscritos no pequeno expediente, sendo que três conduzirão os trabalhos da Mesa (presidente, vice-presidente e secretário) e os inscritos na ordem do dia.

“Quanto as questões sobre discussões dos projetos, dos encaminhamentos, fica como antes. O vereador poderá discutir, encaminhar seu voto de onde ele estiver”, explicou o presidente. Contudo, projeto do regimento interno passará ainda por ajustes para ser validado. “Precisamos colocar em pauta na primeira sessão ordinária do ano para poder garantir a segurança jurídica do nosso trabalho”, disse Henrique. 

Quando houver mensagem do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), o formato também será virtual.  Quem quiser acompanhar a cerimônia poderá acessar os canais de comunicação da Casa. 

Algumas medidas para evitar disseminação do coronavírus foram adotadas: aferição da temperatura na entrada; exigência do uso de máscara obrigatório para todos; disponibilização de álcool em gel nos corredores e em todos os departamentos e gabinetes; e limpeza das áreas de uso comum. A Mesa também decidiu limitar o acesso ao Plenário durante a solenidade de abertura e sessões ordinárias para evitar possíveis aglomerações.

Ainda nesta sexta, foram escolhidos as lideranças partidárias na CMFor. São eles Sargento Reginauro (Pros), Júlio Brizzi (PDT), Priscila Costa (PSC), Leo Couto (PSB), Wellington Sabóia (PMB),  Prof. Enilson (Cidadania) Ana Aracapé (PL), PPCell (PSD), Adriana Nossa Cara (PSol), Ronaldo Martins (Republicanos) e  Emanuel Acrízio (PP). O PT aguarda reunião com representantes partidários para definir o nome de Larissa Gaspar como líder.