Parlamentares cearenses reforçam pedido para suspender recesso no Congresso

Motivados pela crise em Manaus, deputados e senadores de todo o País têm utilizado as redes sociais para pedir o fim do recesso, previsto até o início de fevereiro

O colapso do sistema de saúde em Manaus está fazendo com que parlamentares de todo o país pressionem lideranças do Legislativo para suspender o recesso e convocar o retorno das atividades no Congresso Nacional. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou requerimento solicitando a retomada dos trabalhos e convidando colegas a assinar o documento.

Alguns parlamentares cearenses já manifestaram-se favoráveis à ideia. Pelo menos três deputados federais e um senador assinaram, até a noite da última sexta-feira, 15, o requerimento pedindo a convocação de uma sessão extraordinária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) declarou ter assinado o requerimento proposto pelo senador de Sergipe. “Diante da omissão do Governo Federal, é urgente as Casas Legislativas voltarem aos trabalhos!”, disse, acrescentando que o Congresso precisa novamente “assumir o protagonismo”.


O deputado federal Célio Studart (PV-CE) também já assinou o termo. “Faltar AR pras pessoas respirarem é um CRIME hediondo, perverso! É SURREAL! Não importa agora achar culpados, mas sim salvar vidas! Estou cobrando o Ministério da Saúde e antes mesmo disso já assinei requerimento para que o Congresso não tenha recesso!”.

Nesta sexta-feira, 15, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) declarou que assinaria “já na primeira hora” deste sábado, 16, o requerimento pela convocação extraordinária do Congresso. “Nada justifica a total desídia do parlamento. Enquanto o resto do mundo caminha para a retomada, o Brasil caminha para o aprofundamento da crise”.

Dentre os senadores cearenses, Eduardo Girão (Podemos) assinou a solicitação para "somar esforços com o Executivo" na busca por uma solução para a situação de Manaus que ele considera poder afetar outros estados, inclusive o Ceará. "Reconheço que dinheiro não está faltando a partir da União para os Estados mas precisamos fiscalizar melhor a aplicação desses recursos para evitar tragédias”, disse o parlamentar.

O recesso no Congresso está previsto até o início de fevereiro, quando haverá eleição das novas Mesas Diretoras da Casas. Lideranças tem feito campanha pelo país neste mês de janeiro visando garantir apoio para a sucessão. Esta semana os candidatos a presidente da Câmara, deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL), estiveram no Ceará em agenda com políticos cearenses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Congresso recesso fim do recesso Brasil deputados senadores câmara dos deputados senado Manaus caos em manaus crise em manaus legislativo política brasil Legislativo brasileiro retomada das atividades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar