Frota, Janones e Van Hattem oficializam candidaturas a presidente da Câmara

A eleição será no início de fevereiro. Ainda falta decidir se será presencial ou remota

Os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) oficializaram suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados na quinta-feira, 14. A eleição vai acontecer no início de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes, de acordo com a Câmara.

Outros deputados já anunciaram que pretendem entrar na disputa para comandar a Câmara nos próximos dois anos: Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG). Novas candidaturas podem ser apresentadas até a reta final.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda falta decidir de a votação para Câmara será presencial ou feita na modalidade remota. O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara seja presencial, mas admitiu que pode ser adotado um sistema híbrido de votação para atender os parlamentares que se encontram no grupo de risco, que votariam remotamente.

LEIA TAMBÉM | Arthur Lira defende Centrão e diz que não "aguenta mais a centralização de poder" da Câmara

Veja os perfis:

> André Janones (Avante-MG)

André Janones é advogado e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É vice-líder do partido, já foi titular da Comissão de Seguridade Social e Família e integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o rompimento da barragem em Brumadinho. É autor de 23 projetos de lei, entre eles o que proíbe o aumento dos preços dos produtos da cesta básica no período da pandemia.

> Alexandre Frota (PSDB-SP)

Alexandre Frota de Andrade é deputado federal desde 2019 e hoje está pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É ator, diretor, apresentador, empresário, entre outros. Dentre suas atividades parlamentares estão participação Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Comissão de Turismo (CTUR) e Comissão de Cultura (CULT), como suplente.

> Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Marcel van Hattem está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e deputado estadual. Van Hattem integrou a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI que investigou práticas ilícitas no BNDES. Em 2019, foi candidato à presidência da Câmara.

As biografias dos candidatos são da Agência Câmara de Notícias.

LEIA TAMBÉM | Sem auxílio emergencial, Brasil deve ter mais de 20 milhões em pobreza extrema 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

presidência da câmara câmara dos deputados candidaturas alexandre frota andré janones marcel van hatten

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar