Quem entra, quem sai: o que muda na Câmara após a nomeação do secretariado da gestão José Sarto

O POVO listou os novos nomes do Secretariado Municipal e Regional do novo prefeito de Fortaleza. Veja as mudanças

Empossado no dia 1° de janeiro, o novo prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), já têm os nomes da sua equipe na nova gestão. Sarto escolheu seu Secretariado Municipal ainda em 30 de dezembro e os titulares das Secretarias Regionais foram anunciados na quinta-feira, 7. Alguns nomes já são conhecidos da gestão de Roberto Cláudio, pedetista antecessor de Sarto, mas outros são novos.

Leia também |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Regionais de Sarto misturam perfis técnicos e políticos

Heitor Freire nega ter indicado irmão para Regional da gestão Sarto

Análise: o papel das Regionais com Sarto

Uma outra mudança significativa é o número de regionais em Fortaleza, que passou a ser 12. A reestruturação distribui a cidade em 39 territórios, estabelecidos conforme afinidades socioeconômicas e culturais entre os bairros, além da disponibilidade de equipamentos públicos. Os indicados foram anunciados nesta quinta-feira, 8.

O POVO listou as principais mudanças na Câmara Municipal com o novo prefeito e te explica quem entra e quem sai.

Conheça os secretários das Regionais:

> Regional 1 (Barra do Ceará, Pirambu, Floresta e outros): Antônio Nei de Sousa entra e sai Rennys Frota

Antônio é advogado, atual secretário executivo da Pesca do governo Camilo Santana (PT), ligado ao presidente do DEM Ceará, Chiquinho Feitosa.

> Regional 2 (Aldeota, Papicu, Mucuripe e outros): Rennys Frota entra e sai Ferruccio Feitosa

Reenys é ex-secretário de Recursos Hídricos na gestão Cid Gomes e ex-presidente da Etufor e do Finep, tem perfil técnico, mas foi indicado pelo líder do PSD Ceará, Domingos Filho.

> Regional 3 (Antônio Bezerra, Parquelândia, Presidente Kennedy e outros): Michel Lins entra e Mara Jessyka Bulcão Pires sai

Michel é vereador eleito pelo Cidadania.

> Regional 4 (Benfica, Fátima, Montese e outros): Adams Gomes entra e Francisco Sales sai

Adams é suplente de vereador pelo DEM, filho do deputado estadual Tin Gomes (PDT).

> Regional 5 (Granja Portugal, Bom Jardim, Siqueira e outros): Moacir Soares entra e Ronaldo Nogueira sai

Moacir é suplente de vereador pelo PSD, mestre em saúde pública e ex-secretário de Saúde de Caucaia na gestão Naumi Amorim, indicação do líder do PSD no Ceará, Domingos Filho.

> Regional 6 (Aerolândia, Messejana, Cidade dos Funcionários e outros): Túlio Studart entra e Darlene Braga sai

Túlio é coronel da PM do Ceará, próximo dos Ferreira Gomes, já comandou o Ronda do Quarteirão na gestão Cid Gomes.


Os nomes a seguir são os que assumem as regionais criadas, portanto, não têm antecessores:

> Regional 7 (Praia do Futuro, Cidade 2000, Guararapes e outros): Benigno Júnior - ex-vereador, concorreu à reeleição pelo PP, mas acabou na suplência.

> Regional 8 (Serrinha, Dias Macêdo, José Walter e outros): Mosiah Torgan - suplente de vereador pelo PDT, filho do ex-vice prefeito Moroni Torgan (DEM).

> Regional 9 (Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu e outros): Darlene Braga - doutora em Direito Constitucional, indicação do PP do Ceará.

> Regional 10 (Parque São José, Aracapé, Mondubim e outros): Leonardo Freire - ligado ao PRTB, irmão do deputado Heitor Freire (PSL).

> Regional 11 (Pici, Henrique Jorge, Conjunto Ceará e outros): Raimundo Filho - vereador eleito pelo PDT.

> Regional 12 (Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema): Júlio Santos - servidor público de carreira da Agência de Fiscalização, já comandou o órgão. Indicação técnica.


LEIA TAMBÉM | Para entender a nova distribuição de regionais em Fortaleza clique aqui


Veja agora quem são os novos secretários da Prefeitura de Fortaleza

> Chefe de Gabinete: Elpídio Moreira entra e Francisco Queiroz Maia Filho sai

Elpídio é primo do prefeito eleito e atual coordenador do gabinete de Sarto na presidência da Assembleia.

Currículo: Graduado em Recursos Humanos, fez carreira no serviço público na Assembleia Legislativa, onde atua desde 1996, tendo sido chefe de gabinete da presidência do Legislativo Estadual no biênio 2019-2020 e da Liderança do Governo Cid Gomes no biênio 2013-2014.

> Secretaria de Governo: Renato Lima entra e Samuel Dias sai

Renato era atual coordenador das Regionais. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Currículo: É especialista em Direito Empresarial (ESA/UVA) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Exerceu a advocacia por uma década, tendo atuado como assessor jurídico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Foi Secretário da Regional VI e, atualmente, é o Secretário Municipal da Gestão Regional.

> Controladoria e Ouvidoria: Christina Machado entra e Alcimor Rocha sai

Christina era atual secretária-executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza.

Currículo: Analista de Planejamento e Gestão da Sepog, mestre em Administração e Controladoria pela FEAAC/UFC, doutoranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Geociências/UFF e cursa especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) pela USP. Na Sepog, atuou como coordenadora de Gestão de Compras a partir de 2013, tendo assumido como Secretária Executiva desde 2017. Com experiência na gestão pública desde 2003, participou da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará, coordenando a implementação de projetos inovadores de políticas públicas. É professora do MBA de Gestão Pública da Unifor.

> Procurador-Geral do Município: Fernando Oliveira entra e José Leite Jucá sai

Fernando era procurador-geral do Estado durante o governo Cid Gomes, atual presidente do Metrofor

Currículo: Bacharel em Direito e Especialista em Ordem Jurídica Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Procurador da Fazenda Nacional de carreira, ocupou, ao longo de sua trajetória profissional, os cargos públicos de secretário-chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, procurador-geral do Estado do Ceará, diretor-adjunto operacional da Assembleia Legislativa do Ceará, procurador-chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Ceará, representante judicial da União no Ceará, com a finalidade de estruturar o respectivo Órgão no Estado, e procurador-chefe substituto da União no Ceará. Também foi procurador de carreira do Município de Fortaleza, em exercício junto à Procuradoria Fiscal, consultor técnico-jurídico da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em exercício junto à Consultoria Jurídica da Mesa Diretora, e oficial de justiça do Estado do Ceará. Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

> Finanças: Flávia Teixeira entra e Jurandir Gurgel sai

Flávia era coordenadora do Tesouro Municipal na Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).

Currículo: Contadora, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, atualmente exerce a função de Coordenadora do Tesouro Municipal na Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). É graduada em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Contabilidade e Gestão Pública. Membro titular da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF), coordenada pela Secretaria do Tesouro Nacional.

> Planejamento, Orçamento e Gestão: Marcelo Pinheiro entra e Philipe Nottingham sai

Marcelo era o Chefe de Gabinete de Roberto Cláudio.

Currículo: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza) e diretor executivo da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Foi diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e do Centro Industrial do Ceará (CIC). Desempenhou a função de coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). Atuou também como assessor da presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração/Gestão (Consad). Foi superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e, atualmente, é Chefe de Gabinete da Prefeitura.

> Segurança Cidadã: Eduardo de Holanda entra e Antonio Azevedo sai

Eduardo era comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará. Coordenou operação de resgate do Edifício Andrea.

Currículo: Mestrando em Segurança da Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF). É piloto comercial de helicóptero e atual coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

> Educação: Dalila Saldanha se manteve

Currículo: Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Matemática pela UVA. Desde 1998, é professora de Matemática da rede estadual de ensino do Ceará, atuando como secretária executiva da Educação do Ceará. Ocupou, ainda, o cargo de coordenadora administrativa e gerente de projetos na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento, gestão e formação de professores. Concluiu recentemente o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper) - Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (EUA).

> Saúde: Ana Estela Fernandes entra e Romel Araújo sai

Ana já era secretária adjunta da saúde em Fortaleza.

Currículo: Médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin e especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. Também possui especialização em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde pela UFC e em Auditoria para Profissionais de Saúde pela mesma universidade. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora municipal, admitida na Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2004, através de concurso público, tendo exercido funções médicas como pediatra na Atenção Básica; de gestão no Instituto Dr. José Frota e, na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, de Coordenadora Geral das Regionais de Saúde e Secretária Adjunta.

> Infraestrutura: Samuel Dias entra e Manuela Nogueira sai

Samuel era secretário de Governo de Fortaleza.

Currículo: Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Recursos Hídricos pela COPPPE/URFJ. Durante 15 anos, trabalhou como diretor de empresa de consultoria, elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de engenharia no desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, Cinturão de Águas do Ceará, Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Foi titular da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, tendo como funções principais a coordenação de todas as ações relativas às políticas públicas prioritárias de governo e a coordenação do comitê municipal de gestão por resultados e gestão fiscal de Fortaleza.

> Conservação e Serviços Públicos: Ferruccio Feitosa entra e João Pupo sai

Ferruccio era secretário da Regional II.

Currículo: Empresário e advogado, foi secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e também comandou a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Foi um dos responsáveis pelo sucesso do projeto da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Foi ainda conselheiro da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, da Companhia de Desenvolvimento do Ceará, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará e da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e, em seguida, assumiu a Secretaria Regional II de Fortaleza, cargo que ocupa até hoje.


> Esporte e Lazer: Ozires Pontes entra e Ricardo Ferreira de Souza sai

Ozires é filho do presidente do PSDB-CE, Luiz Pontes, foi candidato a prefeito de Massapê em 2020.

Currículo: Graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, é empresário do ramo varejista e atacadista. Tem forte atuação nos setores de energia, comércio, indústria e transportes.

> Urbanismo e Meio Ambiente: Luciana Lobo entra e Águeda Muniz sai

Luciana era secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

Currículo: Advogada, especialista em Direito e Processo Administrativo e mestre em Direito e Gestão de Conflitos, tendo desenvolvido pesquisa na área de Governança Digital e soluções consensuais de conflitos na gestão pública. Foi Coordenadora Jurídica e Coordenadora de Atos e Publicações Oficiais da Casa Civil do Estado. Também atuou na Secretaria de Turismo do Ceará, onde exerceu cargo de secretária executiva. Foi conselheira de órgãos como Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em abril de 2018, assumiu a titularidade da Controladoria e Ouvidoria Geral do município de Fortaleza, tendo sido, aos 35 anos, a primeira mulher a ocupar esse cargo na história da secretaria.

> Turismo: Alexandre Pereira se manteve

Currículo: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (Insead), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (MG) e mestrando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (Portugal). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará. É ex-presidente do Centro Industrial do Ceará, ex-presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará, ex-presidente e ex-vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), ex-vice-presidente do Conselho Nacional das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ex-vice-presidente do Conselho Nacional da Micro e Pequena Empresa na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente do Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas da Prefeitura de Fortaleza.

> Direitos Humanos: Cláudio Pinho entra e Elpídio Nogueira sai.

Cláudio era prefeito de São Gonçalo do Amarante

Currículo: Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi presidente da Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Foi diretor de planejamento da Superintendência de Esporte e Turismo (Sudetur) da Prefeitura de Fortaleza e diretor de planejamento na Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETDS). Em 1999, assumiu mandato de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Foi presidente da Federação Norte-Nordeste dos Notários e Registradores, além de presidente do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi). Prefeito do município de São Gonçalo do Amarante de 2013 a 2020. Em 2018, foi eleito presidente do Consórcio Público de Saúde Interfederativo do Vale do Curu (Cisvale).


> Cultura: Elpídio Nogueira entra e Vereador Evaldo Lima sai

Elpídio era vereador em Fortaleza. Irmão de José Sarto.

Currículo: Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Administração Hospitalar (UECE) e em Medicina do Trabalho e Administração de Recursos Humanos (Unifor), com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia (EUA). Foi médico da Secretaria Municipal de Saúde por mais de 20 anos. Foi diretor-geral do Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Barra do Ceará, e instrutor Internacional da Cruz Vermelha em CPR. Foi secretário executivo da Regional VI (2007 a 2008), em 2015 foi titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e, no ano de 2018, assumiu a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Vereador eleito pelo sétimo mandato consecutivo.

> Desenvolvimento Econômico: Rodrigo Nogueira Diogo entra e Mosiah de Caldas Torgan sai

Currículo: Rodrigo é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de PPPs e Concessões da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020).

> Habitafor: Adail Fontenele entra e Sérgio Rocha sai

Adail já foi secretário da Infraestrutura de Cid Gomes, da Coordenação de Regionais de Roberto Cláudio e atualmente estava como secretário da Regional do Centro.

Currículo: Engenheiro Civil com pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos/Saneamento pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi presidente da Emurf, diretor do extinto Departamento de Limpeza Pública de Fortaleza e presidente da Emlurb. Atuou como subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e também como secretário estadual de Transportes, Energia, Comunicação e Obras. Após exercer o cargo de diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (de 1995 a 2006), foi secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará e coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais de Fortaleza. Hoje, é titular da Secretaria Regional Centro.

> Gestão Regional: João Pupo - atual secretário de Conservação e Serviços Públicos

Currículo: Advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito e Processos Tributários pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi procurador-geral do Município de Sobral e chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Atuou ainda como Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Hoje é secretário Municipal da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza.

> Iplanfor: Élcio Batista entra e Eudoro Santana sai

Élcio é vice-prefeito eleito, era secretário-chefe da Casa Civil do governo Camilo Santana.

Currículo: Vice-prefeito eleito, Cientista Social por formação e mestre em Sociologia, tem larga experiência nos setores público e privado. Foi chefe de Gabinete do Governador e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará nos anos de 2015 a 2020. Atuou também como assessor de planejamento no Instituto Dragão do Mar. Foi secretário-executivo da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, foi secretário Municipal da Juventude, atuando no fortalecimento da Rede Cuca e na concepção do Academia Enem. Atuou junto à Unidade de Gerenciamento de Programa (UGP) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Os currículos foram informados pela assessoria do prefeito eleito.

Vereadores

Os 43 vereadores eleitos em Fortaleza tomaram posse no dia 1° de janeiro. A posse foi presidida pelo vereador eleito Elpídio Nogueira (PDT), parlamentar com maior idade dentre os com maior número de legislaturas, de acordo com o Regimento Interno da Casa.

> Vereadores reeleitos:

Antônio Henrique (PDT), Adail Júnior (PDT), Gardel Rolim (PDT), Paulo Martins (PDT), Elpídio Nogueira (PDT), Renan Colares (PDT), Raimundo Filho (PDT), Julierme Sena (PRO), Márcio Martins (PROS), Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT), Ronivaldo Maia (PT), Michel Lins (Cidadania), Sargento Reginauro (PROS), Emanuel Acrizio (PP), José Freire (PSD), Priscila Costa (PSC), Jorge Pinheiro (PSDB), Marcelo Lemos (PSL), Cláudia Gomes (DEM).

> Vereadores eleitos:

Lúcio Bruno (PDT), Júlio Brizzi (PDT), Ana Paula Brandão (PDT), Inspetor Alberto (PROS), Bruno Mesquita (PROS), Professor Enilson (Cidadania), Léo Couto (PSB), Fábio Rubens (PSB), Eudes Bringel (PSB), Ronaldo Martins (Republicanos), Carmelo Neto (Republicanos), Wellington Sabóia (PMB), Germano He-man (PMB), Luciano Girão (PP), Ana Aracapé (PL), Tia Francisca (PL), Ppcell (PSD), Cônsul do Povo (PSC), Gabriel Aguiar (Psol), Adriana do Nossa Cara (Psol), Danilo Lopes (Podemos), Estrela Barros (Rede), Kátia Rodrigues (Cidadania).

Com a posse dos vereadores, a solenidade seguiu com a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza para o biênio 2021-2022. A chapa única, apresentada pelo vereador Antônio Henrique (PDT), reeleito presidente da Casa, é composta por vereadores da base e da oposição. A votação ocorreu em formato híbrido, de acordo com informações da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM | O que esperar dos novos vereadores de Fortaleza?

> Confira os nomes da nova Mesa Diretora:

Presidente: Antônio Henrique (PDT)

1º Vice: Adail Júnior (PDT)

2ª Vice: Ana Paula (PDT)

3º Vice: Eudes Bringel (PSB)

1º Secretário: Julierme Sena (PROS)

2º Secretário: Guilherme Sampaio (PT)

3ª Secretária: Kátia Rodrigues (Cidadania)

1ª Suplente: Tia Francisca (PL)

2º Suplente: José Freire (PSD)

3º Suplente: Erivaldo Xavier (PSC)

 

VEJA TAMBÉM | Expectativas da gestão José Sarto e câmara municipal de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quem entra quem sai câmara municipal gestão josé sarto o que mudou secretariado municipal secretariado regional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar