Escritórios do Congresso americano são evacuados após apoiadores de Trump cercarem o Capitólio

Donald Trump pediu aos seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro último. Nesta tarde, a polícia ordenou saída de funcionários

Vários prédios de escritórios do Congresso americano foram evacuados nesta quarta-feira, 6, enquanto apoiadores do presidente Donald Trump cercavam o Capitólio em protesto contra sua derrota, segundo imagens de jornalistas no local.

A polícia ordenou que os funcionários esvaziassem o edifício Cannon e outros escritórios vizinhos ao Capitólio, depois que Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o que ocorre esta tarde de quarta-feira, 6, em uma sessão conjunta do Congresso. A cerimônia de certificação seria uma formalidade, mas virou um ato político com os apoiadores de Trump.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apoiadores de Donald Trump invadem o Capitólio na tarde desta quarta-feira, 6. Gás foi usado na ocasião
Apoiadores de Donald Trump invadem o Capitólio na tarde desta quarta-feira, 6. Gás foi usado na ocasião (Foto: Saul Loeb/ AFP )

"Acabo de evacuar meu escritório no Cannon", disse a legisladora republicana Nancy Mace em um tuíte. "Agora, estávamos vendo manifestantes agredindo a polícia do Capitólio". "Isso está mal. Isto não é o que somos", acrescentou.

Como medida mais severa, diante dos fatos, a capital americana decretou toque de recolher a partir das 18 horas (horário local).

Um policial do Capitólio dos EUA usa uma máscara de gás quando partidários do presidente dos EUA, Donald Trump, entram no Capitólio em 6 de janeiro de 2021, em Washington, DC. Os manifestantes violaram a segurança e entraram no Capitólio enquanto o Congresso debatia a Certificação de Voto Eleitoral da eleição presidencial de 2020.
Um policial do Capitólio dos EUA usa uma máscara de gás quando partidários do presidente dos EUA, Donald Trump, entram no Capitólio em 6 de janeiro de 2021, em Washington, DC. Os manifestantes violaram a segurança e entraram no Capitólio enquanto o Congresso debatia a Certificação de Voto Eleitoral da eleição presidencial de 2020. (Foto: Saul LOEB / AFP)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA política parlamento capitólio donald trump protestos trump eua eleições joe biden estados unidos américa eleições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar