Participamos do

TRE no Ceará cassa mandato do deputado federal Pedro Augusto Bezerra

Parlamentar é acusado de prática de abuso de poder político durante as eleições de 2018. Pedro é filho do atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB)
22:01 | Nov. 30, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) cassou o diploma de deputado federal de Pedro Augusto Bezerra (PTB) por prática de abuso de poder político durante as eleições de 2018. Conforme a denúncia apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE-CE), na época, o parlamentar utilizou bens públicos da Prefeitura de Juazeiro do Norte para realizar reuniões político-partidárias em benefício próprio.

A decisão do TRE-CE ainda tornou inelegível por oito anos a secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima. Na época, ela ocupava a pasta e participou de atividade de campanha consideradas ilegais, segundo o TRE-CE. A PRE-CE também apontou “intensa utilização” de servidores públicos da Secretaria de Educação para a campanha eleitoral. A sentença expedida pela Procuradoria teve como base a Lei da Ficha Limpa, para ambos os acusados.

Um trecho da decisão do TRE, que cassou o mandato de Pedro, diz: “As provas coligidas demonstram, de forma patente, o abuso de poder político. Haja vista o uso de bens públicos para promover reuniões político-partidárias e a intensa utilização do serviço de servidores públicos para a campanha eleitoral, por parte da Secretária de Educação, com gravidade suficiente para configurar o abuso de poder político qualificado”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO entrou em contato com Gabinete do Deputado, mas a secretaria informou ausência do parlamentar. Outras tentativas foram feitas por meio da assessoria de imprensa do deputado para obter um posicionamento acerca da ação do TRE, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Pedro é filho do atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), que tentou a reeleição neste ano, mas foi derrotado pelo candidato Glêdson Bezerra (Podemos).

Podcast analisa os resultados do 2º turno e faz balanço das eleições:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar