Eleições em Belém: Edmilson Rodrigues e Delegado federal Everaldo Eguchi vão disputar 2º turno

Na capital do Pará, 98,67% das urnas já foram apuradas

20:11 | Nov. 15, 2020

Quociente eleitoral pode garantir que candidatos com menos votos se elejam, enquanto outros que receberam maior apoio não conseguem o cargo (foto: José Cruz/Agência Brasil)

Edmilson Rodrigues (Psol) e Delegado Federal Eguchi (Patriota) vão disputar à Prefeitura de Belém (PA) no segundo turno das eleições municipais. O primeiro turno das eleições ocorreu neste domingo, 15, já o segundo ocorre no próximo dia 29 de novembro.

A última atualização registrou 98,67% das urnas apuradas em Belém (PA), em que Edmilson Rodrigues (Psol) lidera com 34,24% (245.282 votos) seguido por Delegado Federal Eguchi (Patriota), que tem 23,06% (165.173).

Leia Também | Eleições em Belém: Edmilson Rodrigues com 33,79% e Delegado Federal Eguchi com 23,91%


 

ELEIÇÕES 2020

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Como a expansão do horário de votação, que passou a ser das 7h às 17 horas. Sendo o intervalo de 7h às 10h, preferencialmente dedicado para eleitores e eleitoras com mais de 60 anos e/ou que integram o grupo de risco da Covid-19. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

A candidatura de vereadores cearenses

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?


SAIBA MAIS

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO