Participamos do

Justiça indefere registro de Glêdson Bezerra em Juazeiro do Norte

Juíza aceitou recurso do MP alegando que o candidato não provou desincompatibilização do cargo de inspetor de Polícia Civil dentro do prazo da Justiça Eleitoral
09:49 | Nov. 12, 2020
Autor Carlos Mazza
Foto do autor
Carlos Mazza Repórter de Jornalismo de Dados
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O candidato do Podemos à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, 12. Em decisão publicada na madrugada, a juíza Kamile Moreira Castro, titular do Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE), aceitou recurso do Ministério Público Eleitoral alegando que o candidato não provou desincompatibilização do cargo de inspetor de Polícia Civil dentro do prazo da Justiça.

Glêdson é o principal adversário de oposição ao prefeito Arnon Bezerra (PTB) em Juazeiro do Norte. Na mais recente pesquisa do Instituto Ibope para a eleição do Município, de 4 de novembro, Glêdson aparecia com 32% das intenções de voto, tecnicamente empatado na liderança com Arnon Bezerra, que tem 34%. Juazeiro do Norte é o maior colégio eleitoral do Interior do Ceará.

Segundo a decisão, não há prova de que o requerimento de desincompatibilização apresentado pelo candidato chegou ao conhecimento dos órgãos administrativos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) dentro do prazo legal. A decisão aponta ainda contradições em boletins de ocorrência da Polícia Civil que mostram Glêdson ativo e em regime de plantão durante os meses de agosto e setembro deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ouça análise de jornalistas do O POVO sobre eleições em Juazeiro do Norte e pelo Ceará:

A decisão, baseada em pedido do Ministério Público Eleitoral e não de coligações adversárias, pegou de surpresa população e candidatos em Juazeiro do Norte na manhã desta quinta-feira, mas pode ser objeto de recurso.

Procurado pelo O POVO, Glêdson Bezerra disse ter recebido a decisão "com muita surpresa". "Até porque já fui candidato quatro vezes e nas quatro eu fiz a mesmíssima coisa, protocolei um requerimento junto ao delegado regional de Juazeiro do Norte, e sempre deu certo", afirma.

Ele destaca ainda que outro policial civil cumpriu o exato mesmo procedimento que ele no município e teve a candidatura deferida. Reforçando que a candidatura já possuía parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral, Glêdson destaca que a decisão não é definitiva e irá recorrer ao pleno do TRE-CE. "Estou absolutamente tranquilo com isso aí. Quando isso for avaliado pelo pleno, a candidatura vai ser deferida, como foi deferida pelo juiz de 1ª instância".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar