PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Políticos e líderes mundiais repercutem vitória de Joe Biden na eleição americana

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o ex-presidente da Bolívia Evo Morales se manifestaram nas redes sociais

Filipe Pereira
15:26 | 07/11/2020
Joe Biden, recém-eleito presidente dos EUA, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau
 (Foto: Foto: Chris Wattie / REUTERS 09.12.2016)
Joe Biden, recém-eleito presidente dos EUA, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Foto: Foto: Chris Wattie / REUTERS 09.12.2016)

A vitória do democrata Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos repercutiu entre políticos e líderes mundiais. A primeira manifestação foi do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ele parabenizou Biden e Kamala Harris, nova vice-presidente pela vitória e afirmou estar ansioso para que trabalhar com os dois. Até o momento, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), não deu declaração. 

“Nossos dois países são amigos íntimos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês dois”, escreveu no Twitter.

Aliado de Trump, Boris Johnson parabenizou Biden: 

"Parabéns a Joe Biden por sua eleição como presidente dos Estados Unidos e a Kamala Harris por sua conquista histórica. Os EUA são nosso aliado mais importante e estou ansioso por trabalhar junto com eles em nossas prioridades comuns, das mudanças climáticas ao comércio e segurança",
escreveu Boris nas redes sociais. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, cuja relação com Trump foi marcada por instabilidades, afirmou: "Os americanos escolheram o seu presidente. Parabéns @JoeBiden e @KamalaHarris! Temos muito a fazer para superar os desafios do presente. Vamos trabalhar juntos!" 

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales afirmou no Twitter que a vitória de Biden representa o fim “das políticas racistas e fascistas”. “A derrota eleitoral de Trump é a derrota das políticas racistas e fascistas. Suas práticas intervencionistas foram derrotadas e, também, seus ataques desumanos contra a Mãe Terra”, escreveu Morales.

 O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, também parabenizou Biden pela vitória e afirmou que o democrata "tem sido um verdadeiro amigo" da Irlanda. 

"Quero parabenizar o novo Presidente Eleito dos EUA @JoeBiden que tem sido um verdadeiro amigo desta nação ao longo de sua vida e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos anos. Também estou ansioso para recebê-lo de volta para casa quando as circunstâncias permitirem"