PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Kamala Harris comemora vitória com vídeo no Twitter; conheça a 1ª vice-presidente mulher e negra dos EUA

Kamala será a primeira vice-presidente mulher dos Estados Unidos. Filha de pais imigrantes - mãe indiana-americana e pai jamaicano

Filipe Pereira
14:56 | 07/11/2020
Senadora Kamala Harris (Foto: SAUL LOEB / AFP)
Senadora Kamala Harris (Foto: SAUL LOEB / AFP)

A senadora Kamala Harris, 56 anos, agora nova vice-presidente dos Estados Unidos, comemorou a vitória com publicação de vídeo no Twitter onde aparece ligando para o democrata Joe Biden, eleito presidente neste sábado, 7. “Nós conseguimos, nós conseguimos Joe”, diz Kamala no vídeo, em sua conta oficial no Twitter.

Com uma longa trajetória na vida pública, a ex-senadora pela Califórnia agora é a primeira mulher a ocupar o cargo na Casa Branca. Filha de pais imigrantes - mãe indiana-americana e pai jamaicano - ela será também a primeira vice-presidente negra do país e a primeira descendente de indianos.

Harris acumula ainda outros títulos: foi a primeira negra a ser eleita procuradora na história da Califórnia, em cargo que ocupou entre 2011 e 2017, e a primeira mulher com ascendência asiática – e segunda negra – a ser eleita senadora nos Estados Unidos, a partir de 2017.

Nascida em 20 de outubro de 1964 em Oakland, Califórnia, a nova vice-presidente é filha de um professor jamaicano, Donald Harris, e de uma pesquisadora indiana, Shymala Gopalan. Ambos têm histórico acadêmico nos Estados Unidos, sendo ele em economia e ela na pesquisa do câncer de mama.

Kamala tem uma irmã mais nova, Maya, que também fez carreira no mundo da advocacia e da Justiça. A própria irmã foi quem realizou o casamento de Harris com o advogado Douglas Emhoff em 2014 e a vice-presidente tem duas enteadas.