Participamos do

Eleições 2020: entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Indicadores associados a consultas de intenção de voto mostram o quanto os resultados representam a realidade; entenda o que significa cada termo
21:33 | Out. 27, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com as eleições se aproximando, as pesquisas de intenção de voto vão se tornando cada dia mais comuns. Com elas, dois termos sempre aparecem: "margem de erro" e "índice de confiança ou confiabilidade".

Ambos os termos representam números que são definidos por fórmulas matemáticas, permitindo uma análise precisa da opinião do eleitorado sem ser necessário consultar toda a população da cidade. Mas o que significam exatamente essas expressões? O POVO explica abaixo, entenda:

Margem de erro e "margem de erro máxima"

A margem de erro é um indicador que lembra que as pesquisas não têm como ser totalmente precisas. Isso significa que ao indicar, por exemplo, que uma candidatura tem 25% das intenções de voto com margem de erro de 3%, o número real pode ser qualquer valor entre 22% (três pontos para menos) ou 28% (três pontos para mais).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela existe porque, em termos estatísticos, não há como obter o resultado exato em uma pesquisa, a não ser que se consultem absolutamente todas as pessoas do chamado "universo", que é o total que a amostra busca representar. No caso de consultas eleitorais, como as intenções de voto mudam durante a campanha, há o adicional de impossibilidade em determinar com exatidão estas alterações.

É preciso pontuar, no entanto, que a certeza da margem de erro é variável, por isso se usa o termo "margem de erro máxima". Uma candidatura que apresente 1% nas pesquisas com 3% de margem de erro, por exemplo, dificilmente atingirá 4% dos votos, porque a própria margem é muito acima das intenções de voto verificadas. Candidaturas que tenham 20% ou 30%, no mesmo caso, seriam muito mais inclinadas a estar dentro da margem apresentada.

Intervalo de confiança: indicando que a pesquisa representa a realidade

O intervalo de confiança, por sua vez, mostra o quão próxima a pesquisa está de representar o cenário real. Este índice é necessário para garantir que, mesmo com a margem de erro, a consulta não acabe tendo uma amostragem muito grande, que seria muito caro e demorado para os institutos de pesquisa captarem os resultados.

Via de regra, são usados intervalos de confiança - ou índices de confiabilidade - na faixa de 95% para pesquisas eleitorais. Isto significa que, em cerca de 95% dos casos (ou 19 em cada 20), o resultado (considerando a margem de erro) representará a realidade.

É importante ressaltar que estudos em diferentes áreas demandam diferentes índices de confiabilidade. Para pesquisas médicas, por exemplo, intervalos de confiança de 99% podem ser considerados baixos, pois a precisão exigida nestes casos é muito superior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar