Participamos do

Eleições 2020 em São Luís: Quem lidera as pesquisas de opinião?

Eduardo Braide (Podemos) lidera as pesquisas para prefeito de São Luís, seguido por Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM), este último apoiado pelo prefeito Edivaldo Holanda (PDT)
20:55 | Out. 26, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Eleitores de São Luís escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro quem sucederá o prefeito Edivaldo Holanda (PDT).

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) lidera a disputa pela Prefeitura de São Luís, de acordo com a última pesquisa Ibope de intenção de votos. Braide chegou a disputar a eleição de 2016. Perdeu no segundo turno para o atual prefeito Edivaldo Holanda (PDT), mas se consolidou como o principal nome da oposição.

Braide é seguido, de longe, por Duarte Júnior (Republicanos), que foi do PCdoB do governador Flávio Dino, mas saiu do partido depois que não conseguiu viabilizar sua candidatura por lá. A mudança teve o apoio de Dino. O PCdoB optou por lançar o deputado federal Rubens Pereira Júnior. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também está na disputa o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que é apoiado pelo prefeito em mais uma aliança PDT-DEM no Nordeste. Evangelista também integra a base do governador.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Braide larga com vantagem 

Na mais recentes pesquisa Ibope, realizada entre 20 e 23 de outubro, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) registrou 44% das intenções de voto. Ele é seguido por Duarte (Republicanos), com 19% e Neto Evangelista (DEM), com 14%. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O candidato Rubens Júnior (PCdoB) marcou 6% das intenções de voto.

Brancos e nulos chegam a 5% e indecisos, 4%. A pesquisa ouviu 823 eleitores de São Luís entre os dias 21 e 23 de outubro. Ela foi contratada pela TV Mirante e está registrada sob número MA-05018/2020 na Justiça Eleitoral.

Segundo turno

A pesquisa também simulou duas situações de eventuais segundo turno. Em um cenário entre Eduardo Braide x Duarte Júnior, o candidato do Podemos teria 54% das intenções de voto enquanto o candidato do Republicanos teria 31%. Já em um cenário contra Neto Evangelista, Braide teria 55% contra 28% do Democrata.

Saiba Mais

Pesquisa Ibope São Luís: Eduardo Braide 49%; Duarte Jr 42% - 2º turno eleições 2020

Pesquisa Ibope Aracaju: Edvaldo, 55%; Delegada Danielle, 31% - 2º turno eleições 2020

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar