Participamos do

Eleições 2020 no Rio de Janeiro (RJ): Quem lidera as pesquisas para prefeito?

Pesquisas eleitorais apontam liderança isolada do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM); o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) disputa com Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT) vaga no 2º turno
20:30 | Out. 22, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Eleitores do Rio de Janeiro (RJ) escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro se o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) continuará governando a capital fluminense.

A continuidade de Crivella é desafiada hoje sobretudo pelo ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que deixou o governo municipal no final de 2016 após dois mandatos à frente do município.

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Eduardo Paes é líder isolado; três nomes disputam 2º lugar

Em todas as grandes pesquisas feitas até agora, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) tem se mantido líder isolado. A vaga no segundo lugar é, até agora, disputada entre o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT), os três em empate técnico.

Ao todo, cinco grandes pesquisas já foram feitas para as eleições municipais do Rio de Janeiro. Uma realizada pelo Ideia/Revista Exame (30 de setembro), duas do Datafolha/Folha de São Paulo (8 de outubro e 22 de outubro) e duas do Ibope/Rede Globo (2 de outubro e 15 de outubro).

Pesquisa mais recente no Rio de Janeiro (RJ)

Mais recente pesquisa da disputa da capital fluminense foi divulgada em 22 de outubro pelo Instituto Datafolha e previa os seguintes percentuais de intenção de voto para candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro:

  • Eduardo Paes (DEM): 28%
  • Crivella (Republicanos): 13%
  • Martha Rocha (PDT): 13%
  • Benedita da Silva (PT): 10%
  • Renata Souza (PSOL): 5%
  • Luiz Lima (PSL): 4%
  • Bandeira de Mello (Rede): 3%
  • Cyro Garcia (PSTU): 1%
  • Clarissa Garotinho (Pros): 1%
  • Fred Luz (Novo): 1%
  • Glória Heloiza (PSC): 1%
  • Nenhum/branco/nulo: 17%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Quem lidera as pesquisas em outras capitais?

Em São Paulo, pesquisas mais recente mostra cenário embolado na capital paulista. Até agora, Bruno Covas (PSDB) aparece em primeiro com 23%, seguido de Celso Russomanno (Republicanos), com 20%, e Guilherme Boulos (Psol), com 10%. Covas e Russomanno estão tecnicamente empatados na primeira posição e Russomanno e Boulos estão empatados na segunda.

No Recife, pesquisas apontam liderança isolada na disputa de João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2010. Com 33% das intenções de voto, Campos é seguido por Mendonça Filho (DEM), com 18%, e Marília Arraes (PT), com 14%.

Em Curitiba, pesquisas apontam liderança isolada do prefeito Rafael Greca (DEM), com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar distante estão os candidatos Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar